sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

CPI aprova convocação de Dantas, Protógenes e De Sanctis

A CPI dos Grampos, na Câmara, aprovou hoje, os requerimentos de convocação do sócio-fundador do Banco Opportunity, Daniel Dantas, do delegado federal Protógenes Queiroz e do juiz da 6ª Vara…

A CPI dos Grampos, na Câmara, aprovou hoje, os requerimentos de convocação do sócio-fundador do Banco Opportunity, Daniel Dantas, do delegado federal Protógenes Queiroz e do juiz da 6ª Vara da Justiça Federal Fausto Martin De Sanctis. Dantas, por duas vezes, foi preso na semana passada por agentes federais na Operação Satiagraha – que investiga organização criminosa à qual são atribuídos crimes de lavagem de dinheiro e suborno – e por duas vezes foi libertado por habeas-corpus do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O delegado Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, deixou na terça-feira a chefia das investigações. O juiz De Sanctis foi quem deu as ordens de prisão de Dantas e vários outros suspeitos de envolvimento com a organização, como o investidor Nagi Nahas e o ex-prefeito paulistano Celso Pitta.

Como o Congresso iniciará um período de recesso na próxima sexta-feira, Dantas, Protógenes e De Sanctis só prestarão depoimento à CPI no início de agosto, quando o Legislativo reinicia as atividades.

Por um acordo entre oposicionistas e governistas, a CPI dos Grampos arquivou os requerimentos de convocação de Nahas, do ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalg e do ex-ministro Luiz Gushiken.

Mais cedo, o presidente da Comissão, deputado Marcelo Itajiba PMDB-RJ) suspendeu a reunião para que os integrantes pudessem participar da reunião do Congresso que votou créditos suplementares. No entanto, a sessão foi retomada assim que a votação no plenário da Câmara se encerrou.

Notícias relacionadas