sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Justiça Eleitoral convoca 300 mil mesários em São Paulo

A Justiça Eleitoral de São Paulo convoca, até 6 de agosto, cerca de 300 mil mesários para trabalhar nas eleições municipais de 5 de outubro, compondo as 73.254 mesas receptoras…

A Justiça Eleitoral de São Paulo convoca, até 6 de agosto, cerca de 300 mil mesários para trabalhar nas eleições municipais de 5 de outubro, compondo as 73.254 mesas receptoras de votos que funcionarão em todo o Estado. Só na capital serão necessários mais de 81 mil mesários, correspondente a 27 % do total das convocações. Cada mesa receptora terá quatro integrantes.

Os mesários são escolhidos preferencialmente entre os eleitores da própria seção eleitoral, e dentre eles, os que tem nível superior, os professores e os serventuários da Justiça. O eleitor que for convocado tem 5 dias de prazo para contestar a convocação junto ao juiz eleitoral, a partir do seu recebimento.

Os cartórios eleitorais promovem treinamento para os integrantes das mesas receptoras de votos em agosto e setembro. O mesário será informado da data, horário e local pelo seu cartório.

Mesário voluntário
Mais de 20 mil eleitores do Estado já se inscreveram na campanha “Mesário Voluntário”, realizada pelo TRE com o objetivo de incentivar a inscrição voluntária de mesários para compor as mesas receptoras de votos nas próximas eleições. Na capital já foram recebidas mais de 13 mil inscrições.

Todo eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua zona, preferencialmente no local e na seção em que vota, exceto candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, agentes policiais e demais casos previstos na legislação eleitoral.

Quem trabalha como mesário tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento. O mesário ganha auxílio-alimentação, um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

Os eleitores interessados ainda podem fazer suas inscrições por meio de fichas disponíveis nos cartórios eleitorais ou através do endereço eletrônico www.tre-sp.jus.br (link mesário), no qual é possível obter outras informações sobre a campanha.

O trabalho dos mesários, juntamente com o dos funcionários da Justiça Eleitoral, garante que a vontade do eleitor seja respeitada e a democracia fortalecida.

Mais antigo
Por ser mesário há 45 anos, Arthur Victor Brenneisen foi agraciado pela Câmara Municipal de São Paulo com um voto de júbilo e congratulações, registrado em maio deste ano. Durante todo o tempo, Brenneisen colaborou com a Justiça Eleitoral trabalhando como mesário junto ao cartório da 248ª Zona Eleitoral, em Itaquera.

Notícias relacionadas