domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Viaduto terá nome de jornalista

Pelo Projeto de Lei n.º 509, de 6 de agosto de 2008, iniciativa do deputado Vaz de Lima, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, passará a ser…

Pelo Projeto de Lei n.º 509, de 6 de agosto de 2008, iniciativa do deputado Vaz de Lima, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, passará a ser denominado de “Jornalista Nelson Camargo” o viaduto localizado no quilômetro 513 mais 900 da Rodovia Euclides da Cunha – SP-320, município de Votuporanga. A homenagem expressa o desejo do deputado, pelos relevantes serviços do jornalista em Votuporanga. O Projeto de Lei foi publicado na imprensa oficial do Estado na última quinta-feira.

Na tarde de sexta-feira, pelo telefone a redação do Diário, Vaz de Lima disse que esta é uma justa lembrança a um homem que soube difundir as notícias de sua cidade e região com responsabilidade e isenção. “Nelson Camargo merece ser lembrado como exemplo de homem íntegro e como um dos mais respeitados profissionais da imprensa do Estado”. Vaz de Lima prometeu que virá na inauguração do viaduto, que acontecerá na mesma data da abertura oficial da duplicação da SP-320.

Em 2007, logo após a morte do jornalista, o deputado Vaz de Lima, esteve em visita a Rádio Clube FM, emissora de Nelson Camargo, onde lhe prestou uma homenagem. Naquele dia declarou que iria perpetuar o nome do jornalista Nelson Camargo.

Viaduto
Segundo o projeto: “A iniciativa tem por objetivo render singela homenagem ao ilustre jornalista, falecido em 14 de maio de 2007, com 82 anos de idade”. O viaduto, que está em fase final de construção, fica localizado na duplicação da SP-320, trevo de acesso a Votuporanga, a aproximadamente 300 metros da Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), no sentido Simonsen a Votuporanga. A obra, que já está em fase final de acabamento, está sendo construída pela Demop Construtora.

Entre as justificativas para a escolha do homenageado, o documento cita uma biografia do jornalista votuporanguense: Nelson Camargo cursou o ensino fundamental em Tanabi; fundou o Centro Estudantil Castro Alves; do qual foi o primeiro presidente; instituiu o jornal “O Arauto”, colou grau em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Carlos; concluiu o curso de Administração Gerencial em Empresas Jornalísticas e de Radiodifusão nas Faculdades Estácio de Sá, no Rio de Janeiro; participou do curso da Escola Superior de Guerra (ADESG), em São José do Rio Preto, sendo escolhido o orador da turma; fundou em 15 de julho de 1954, o jornal “A Vanguarda – Diário de Votuporanga”, dirigindo-o até o seu falecimento; administrou o jornal “O Município de Tanabi” entre 1949 e 1952; de 1967 a 1969 foi assessor de imprensa do IBC (Instituto Brasileiro do Café) na presidência de Orlando Mastrocola; foi chefe de gabinete do prefeito de Votuporanga Hernani de Mattos Nabuco, entre 1979 e 71; fundou, instalou e dirigiu as Rádios Clube de Votuporanga, AM/FM e pouco antes da sua morte participou da implantação da Rádio Band FM de Valentim Gentil.

Ingressou no Rotary Club de Votuporanga em janeiro de 1958, sendo presidente e governador da entidade, entre 1982 e 1983; em 1989 foi líder do Grupo de Intercâmbio de Estudos, viajando à Alemanha em companhia de cinco profissionais liberais; foi presidente de honra da Associação Regional de Imprensa da Alta Araraquarense; Delegado Regional da Associação Paulista de Imprensa e Membro do Conselho Fiscal do Sindicato de Proprietários de Emissoras de Rádio e de Televisão; recebeu a Medalha de Prata pelo exercício de 25 anos de jornalismo da Associação Paulista de Imprensa e a Medalha do Mérito da Associação Paulista de Imprensa, pelo exercício de 40 anos de jornalismo. Por ocasião de sua morte foi homenageado por diversos órgãos de comunicações do Noroeste Paulista.

Notícias relacionadas