sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Centro de Especialidades Odontológicas é inaugurado nesta 5ª feira

Votuporanga conta agora com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para atendimentos gratuitos à população. A Prefeitura fará a inauguração do espaço nesta quinta-feira, às 17 horas. As instalações ficam…

Votuporanga conta agora com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para atendimentos gratuitos à população. A Prefeitura fará a inauguração do espaço nesta quinta-feira, às 17 horas. As instalações ficam no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Santa Catarina.

O CEO é considerado uma unidade de saúde, participante do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, classificada como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os centros estão sendo instalados por meio do programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde para oferecer à população serviços como diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais. A Prefeitura ofereceu as instalações e fez a adequação do espaço. A compra de equipamentos foi feita pelo Ministério com o investimento de R$ 40 mil.

Seis profissionais foram contratados para oferecer o atendimento em três novos consultórios com equipamentos modernos. O encaminhamento será feito pelos dentistas dos postos de saúde que fazem o atendimento básico e, nos casos necessários, direcionam o paciente para o CEO. Na região, apenas Jales e Rio Preto contam com o serviço.

O atendimento já teve início há pouco mais de dois meses em algumas especialidades, como explica a dentista coordenadora do CEO, Sandra Eli Butignoli Benetti. Anteriormente, os pacientes que precisavam de tratamento especializado eram encaminhados ao Ambulatório Regional de Especialidades (ARE), do Estado, responsável por atender toda a região. “Com o CEO, teremos mais guias disponíveis podendo atender a pessoa de forma mais ágil prevenindo problemas odontológicos mais graves”, destaca Sandra.

Notícias relacionadas