sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandópolis terá 111 urnas no dia das eleições

De acordo com o cartório eleitoral de Fernandópolis, o município terá no dia das eleições, 5 de outubro, cerca de 111 urnas em funcionamento, mantendo ainda 9 urnas reservas que…

De acordo com o cartório eleitoral de Fernandópolis, o município terá no dia das eleições, 5 de outubro, cerca de 111 urnas em funcionamento, mantendo ainda 9 urnas reservas que podem ser usadas no caso dos equipamentos instalados nas 115 seções eleitorais, 4 delas agregadas, apresentarem problemas.

O eleitor que não comparecer no dia da votação terá que justificar sua ausência e na cidade fernandopolense serão 9 balcões de recebimento de justificativa.

Para votar, o eleitor precisa ter em mãos o título de eleitor ou o documento de identidade (RG). Depois de passar pelo mesário, o eleitor vai se dirigir à cabine de votação e escolherá primeiro o vereador. Para isso, vai digitar os cinco algarismos do número do candidato. A foto e o nome do escolhido aparecerão na urna e o eleitor deverá apertar a tecla “confirma”. Automaticamennte a urna eletrônica abrirá a tela de escolha do prefeito. Desta vez, o eleitor deverá digitar os dois algarismos que representam o número do candidato. O nome e a foto do candidato a prefeito serão exibidos na urna, o eleitor vai conferir o voto e mais uma vez apertar a tecla “confirma”. Após a votação, aparecerá a palavra “fim” na urna eletrônica, indicando que o processo de escolha dos dois candidatos está completo.

A urna possui ainda a tecla “branco” para o eleitor que queira anular seu voto.

O Brasil tem o sistema de votação mais moderno do mundo, sendo que os candidatos eleitos e aqueles que disputarão um eventual segundo turno são conhecidos poucas horas depois de encerrada votação nas seções eleitorais.

Em Fernandópolis, a disputa pelo comando da Prefeitura é entre Ana Bim (PDT), Luiz Vilar (DEM) e Carlos Lima (PT). (Breno Guarnieri)

Notícias relacionadas