sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

CREAS promove palestra sobre violência contra idosos

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou na última quinta-feira, dia 25, palestras abordando os aspectos jurídicos, psicológicos e sociais dos casos de violência contra idosos. O…

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou na última quinta-feira, dia 25, palestras abordando os aspectos jurídicos, psicológicos e sociais dos casos de violência contra idosos. O evento aconteceu no Teatro Municipal.

Realizado nas vésperas do Dia Nacional do Idoso, 27 de setembro, o evento contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas de vários segmentos da sociedade ligados a saúde e assistência social do idoso. Membros dos Centros de Convivência do Idoso (CCI), Universidade da Terceira Idade (UNATI), Conselho Municipal do Idoso; funcionários da Diretoria Municipal de Saúde, Santa Casa, Unimed e das Unidades de Saúde da Família, além de alunos e coordenadores dos cursos da área de humanas das instituições de ensino superior de Fernandópolis, também participaram do evento.

O ciclo de palestra foi ministrado pelas integrantes do centro de assistência social. Carla Gil Sabatin Yamamoto, psicóloga do CREAS/Sentinela, abriu o evento falando sobre os fatores e comportamentos que podem indicar que o idoso está sendo tratado com violência. Carla Yamamoto disse que o CREAS atende casos de violência contra idosos, por meio de atendimentos psicossociais, orientações jurídicas e visitas domiciliares.

Em seguida, a assistente social do CREAS/Sentinela, Ana Paula de Almeida, falou sobre a qualidade de vida do idoso na sociedade. Larissa Rosa Mirinel, orientadora jurídica do CREAS/Sentinela, apresentou o Estatuto do Idoso, direitos, deveres e crimes contra o idoso. A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Rosimar de Paiva, finalizou o encontro, falando sobre a visão que a sociedade tem sobre os idosos, geralmente conservadora e discriminatória.

O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Bem Estar Social. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atende crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência física, negligência, violência psicológica, abuso e exploração sexual. O CREAS/Sentinela de Fernandópolis realiza um trabalho de acompanhamento psicológico, social e de informações jurídicas, de acordo com a necessidade verificada em cada caso. No período de outubro de 2007 a julho deste ano, foram atendidos 35 idosos.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Fernandópolis fica na rua Amapá nº 177, Bairro Boa Vista (próximo a Estação Rodoviária). Denúncias de violência sexual contra crianças, adolescentes e idosos podem ser feitas pelo telefone do Disk-denúncia do CREAS/Sentinela: 0800 770 66 96.

Notícias relacionadas