sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Artesão doa miniatura de navio da emigração japonesa

A Casa do Poeta de Jales recebeu no dia 13 de outubro em doação uma miniatura do navio Kasato Maru, construído com caixas de geladeiras, pelo funileiro e artesão João…

A Casa do Poeta de Jales recebeu no dia 13 de outubro em doação uma miniatura do navio Kasato Maru, construído com caixas de geladeiras, pelo funileiro e artesão João Batista Gregório morador da cidade de Urânia.

O artesão levou quatro finais de semana para construir a cópia do navio, cerca de dez dias de trabalho. O Kasatu Maru do artesão mede aproximadamente um metro e pesa sete quilos. João Batista explicou que o seu trabalho foi minucioso, mas foi gratificante vê-lo pronto, afirmando: “Foi doado de coração para o povo de Jales”.

O Kasato Maru transportou os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil. Deixou o Japão em 28 de abril de 1908, aportando em Santos em 18 de junho. Fez outras viagens e foi afundado em 1945 durante a segunda guerra mundial. Em sua terceira viagem ao Brasil o Kasato Maru trouxe a bordo Tatsuyoshi Nishmoto, avô do vereador eleito Sergio Nishimoto.

Presentes na cerimônia de doação o prefeito municipal Humberto Parini, o secretário de administração José Shimomura, o secretário de Esportes, Cultura e Turismo Irineu de Carvalho e a presidente da Câmara Aracy de Oliveira Murari Cardozo, a professora Tatinha.

O prefeito Humberto Parini falou sobre a importância doação, enfatizando que “os estudantes do nosso município terão uma noção do que foi esse navio e o seu significado histórico na imigração japonesa para o Brasil, inclusive para o nosso município”.

Notícias relacionadas