sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prorrogadas inscrições para curso de Auxiliar Administrativo

A comissão de mantenedores da Unidade Pescar de São José do Rio Preto decidiu, no último dia 14 de outubro, prorrogar as inscrições para o curso de Iniciação Profissional em…

A comissão de mantenedores da Unidade Pescar de São José do Rio Preto decidiu, no último dia 14 de outubro, prorrogar as inscrições para o curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. O curso é gratuito e tem como público-alvo jovens entre 16 e 18 anos residentes em Rio Preto, que estejam cursando da 8ª série ao 2º colegial, e que pertençam a famílias de baixa renda. O prazo para as inscrições encerrava-se no dia 17, mas os mantenedores preferiram prorrogar para o dia 24. “Conseguimos otimizar o processo seletivo, incorporando algumas etapas entre si, o que permitiu um espaçamento nos prazos”, comentou Marcelo Lorencin, articulador do projeto em Rio Preto.

Esta é a terceira turma de jovens da unidade local do Projeto Pescar. O projeto é uma iniciativa criada há mais de 30 anos que mobiliza empresas para a formação profissional e pessoal de jovens em situação de risco social, encaminhando-os ao mercado de trabalho. Desde 1995 o projeto é coordenado pela Fundação Projeto Pescar, com sede em Porto Alegre-RS, que disseminou a idéia por todo o Brasil e países circunvizinhos. Atualmente, o projeto conta com mais de 100 unidades espalhadas por todo o Brasil, Paraguai e Argentina e já formou mais de 12 mil jovens. O nome Pescar vem da filosofia pregada por Lao Tsé eternizada em sua citação “Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo por toda a vida”.

A Apeti – Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação e o escritório regional do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo foram os idealizadores da Unidade Pescar de São José do Rio Preto-SP. Para sustentar a unidade, 11 empresas mantêm contribuições mensais. Além disso, outras empresas colaboraram anonimamente em prol do projeto.

A primeira turma de jovens formou-se em 2007. Nesse ano, os jovens da segunda turma que iniciaram o curso em janeiro estão prestes a concluir as 880 horas previstas nos dez meses de trabalho. Do montante total de horas do curso, 60% são destinadas ao desenvolvimento pessoal e cidadania, característica marcante do Projeto Pescar. Para cumprir suas metas, os idealizadores reúnem a força de trabalho de dezenas de voluntários, especializados nas mais variadas áreas de atuação. O objetivo é encerrar o curso com todos os jovens encaminhados para o mercado de trabalho, como aconteceu na primeira turma.

As inscrições e entrevistas para a pré-seleção serão realizadas até o dia 24 de outubro, das 8 às 12h00, na sede do Ciesp (avenida Clóvis Oger, 706 – Distrito Industrial Waldemar Verdi). Os selecionados participarão de uma prova de conhecimentos gerais no dia 25. A seguir, serão realizadas mais três fases da seleção que identificará os 20 jovens que mais se enquadram nos critérios determinados pela Fundação Projeto Pescar.

Notícias relacionadas