segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

II Festival da Cultura Brasileira em Votuporanga

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, realizará o II Festival da Cultura Brasileira do dia 17 a 21 de novembro com oficinas artísticas e…

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, realizará o II Festival da Cultura Brasileira do dia 17 a 21 de novembro com oficinas artísticas e apresentação nas escolas municipais. A comemoração oficial será no dia 20 no Ginásio de Esportes Jane Maria de Lacerda Soares, às 20 horas.

A ação desenvolvida pelo assistente pedagógico, Luiz Fernando Salustiano, em parceria com o Centro de Educação Municipal “Prof. Benedito Israel Duarte”, apresentará os diversos estilos étnicos através da capoeira, break, música, poesia, além da exposição de trabalhos confeccionados por alunos do ensino fundamental da rede municipal. A iniciativa conta ainda com as participações das escolas do município e dos professores do Projeto Clube da Turma.

Haverá oficinas de danças, confecção de bonecos, penteado afro, capoeira, afro-cine e percussão com os oficineiros do Clube da Turma, Segundo tempo, Afro-Reggae, cultura e Silvia Cabeleleira e ainda concurso de redação com tema “Zumbi dos Palmares” – 120 anos da abolição da escravidão no Brasil.

Os ganhadores do concurso serão premiados com um curso de informática da Microlins para o 1º lugar, um vale presente de R$ 100,00 no Supermercado Santa Cruz, em 2º lugar e um vale presente de R$ 50,00 na livraria Nobel para o 3º lugar. Haverá brindes para os professores dos alunos ganhadores.

O festival é uma extensão do projeto “Educando para Superar as Diferenças”, desenvolvido desde o início de 2006 pelo assistente pedagógico. “Todos os indicadores sociais e econômicos brasileiros mostram com clareza a grande diferença que existe entre os grupos étnicos que formam a população brasileira. Portanto, necessitamos buscar medidas no ambiente escolar que possam diminuir essas diferenças, através da valorização das contribuições dos povos africanos escravizados e seus descendentes para a construção da cultura e da população brasileira”, explica Salustiano.

O projeto prevê a capacitação e atendimento semanal dos professores da rede municipal por meio de palestras, planos de ensino e atividades práticas com apoio de materiais pedagógicos. A Lei 10.639/2003 do Ministério da Educação estabelece as diretrizes e bases da educação nacional que prevê a inclusão no currículo oficial da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Mais informações na Secretaria da Educação e Cultura que fica na Rua Santa Catarina, 374, no centro. O telefone é o (17) 3405-9750.

Notícias relacionadas