sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ataques ao Orkut e MSN preocupam internautas de Jales

O aumento de reclamações de furtos de informações feitos pela internet, principalmente através de apropriações de senhas do Orkut e do MSN, vem preocupando os internautas em Jales. Essas reclamações…

O aumento de reclamações de furtos de informações feitos pela internet, principalmente através de apropriações de senhas do Orkut e do MSN, vem preocupando os internautas em Jales. Essas reclamações estão aumentando mais do que em outras cidades da região, como informou o empresário Francisco Altimari Neto, que é analista de sistemas e perito em crimes digitais.

Ele disse que as pessoas que procuram sua empresa, a Worktech, normalmente não acreditam na possibilidade de punição para esse tipo de crime virtual, mas existem formas de provar, inclusive com trabalho realizado junto com a polícia civil que pode resultar em punição para os seus praticantes, como já vem acontecendo.

Para se evitar esses ataques, o internauta deve tomar muito cuidado com os seus contatos on-line e-mails. Ele pode estar recebendo mensagens de pessoas conhecidas, mas quando acessa o seu conteúdo, são essas informações roubadas, ou seja, tudo o que ele digita é enviado para a pessoa que está procurando roubar tais informações.

Cuidados
As pessoas também devem tomar cuidado com os arquivos que recebem e que são de procedência duvidosa, Nesse caso, eles não devem ser abertos, mas simplesmente removidos. Se tiver alguma dúvida, o melhor a fazer é entrar em contato com a pessoa que teria enviado a mensagem, para fazer a confirmação.

Francisco, que presta consultoria na área de segurança da informação para pessoas que querem se defender desses crimes e para empresas que querem preservar suas informações com maior segurança nas suas redes, disse que são muito comuns os links que a pessoa recebe e quando clica, cai em outro site. Isso já é suficiente para ela desconfiar e fechar, pois pode ser mais um vírus.

Os cuidados também incluem a atualização dos anti-vírus, do Windows e dos softwares, embora o mais importante, como observou, seja mesmo a educação do usuário em relação à internet, ficando atendo para evitar problemas.

Os roubos de senhas de contas em bancos e outros crimes parecidos também estão aumentando em Jales e na região, principalmente nas empresas. Os bancos, segundo Francisco, estão criando formas de deixar seus sites mais seguros, pois eles são obrigados a ressarcir o dinheiro que foi roubado, por serem os responsáveis pela segurança dos seus clientes no banco on-line.

Notícias relacionadas