quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Um lance de coração

“Passados os primeiros efeitos das fortes chuvas, habitantes, empresários e administradores das cidades afetadas pelas cheias e deslizamentos em Santa Catarina tentam retornar ao cotidiano. O enorme desafio em Itajaí…

“Passados os primeiros efeitos das fortes chuvas, habitantes, empresários e administradores das cidades afetadas pelas cheias e deslizamentos em Santa Catarina tentam retornar ao cotidiano. O enorme desafio em Itajaí é fornecer moradia às 160 pessoas que estão em abrigos e a outras 3.000 hospedadas em casas de parentes e amigos.” Essas são informações transmitidas pelo jornalismo on-line da Super Rede Boa Vontade de Rádio (www.boavontade.com).

Corações Solidários
Nessas épocas de luta e sofrimento, notamos, com orgulho, o quanto o brasileiro é solidário. A Legião da Boa Vontade, obra genuinamente nacional, sempre esteve presente, ao lado do povo, no apoio tanto aos flagelados da seca nordestina como aos desabrigados das enchentes na região sul. Há exatos 25 anos, precisamente em 9 de julho de 1983, teve início no Vale do Itajaí semelhante drama. Na ocasião, o jornalista Carlos Alberto Hinckel destacou em sua coluna nos jornais “O Estado” e “A Gazeta”, de Florianópolis/SC: “(…) Nesta hora de solidariedade para com nossos irmãos atingidos pela maior inundação da história do Estado catarinense, a LBV arrecada por este Brasil afora gêneros alimentícios, roupas e outros donativos para o sul do País. (…) Aliás, a solidariedade dessa Casa não se limita apenas a este período negro da história catarinense, mas está presente, todos os dias do ano (…)”.

Chamado de socorro
Voltando aos dias atuais, o diretor das Emissoras de TVs a Cabo de Santa Catarina (Astec) e da TV Itajaí, Flávio Furtado, ao deparar-se com os voluntários da instituição, afirmou: “É um prazer falar com vocês que atenderam ao nosso chamado de socorro (…). É nesses momentos difíceis que a gente precisa da mão estendida da Legião da Boa Vontade e de tantas pessoas que estão aqui auxiliando aquelas que perderam tudo. Ela tem um trabalho muito plural, forte, determinado. Vocês não atuam somente nas questões de calamidade, estão presentes no dia-a-dia de milhares de crianças que são atendidas nas suas creches, os adolescentes que buscam uma orientação profissional para se realizarem na vida”.

De Florianópolis/SC, chega-nos o relato da gestora social da LBV, a acadêmica de pedagogia Luciane Pereira: “No último dia 29/11, quando coordenava um grupo de voluntários, em Itajaí, com a Defesa Civil, no pavilhão do Centro de Eventos daquela cidade, a senadora Ideli Salvatti passou pelo local e elogiou o empenho dos voluntários: ‘Parabéns pela iniciativa, dedicação e pelo valoroso esforço de todos vocês da LBV’”.

Participação histórica
O exercício de cidadania da instituição também se faz presente no Estado do Rio de Janeiro, conforme publicou o portal Boa Vontade: “A LBV, em parceria com a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, está prestando socorro aos desabrigados, vítimas das fortes chuvas que ocorreram em Campos e em diversos municípios fluminenses”. Em entrevista à Super RBV, o diretor-geral da Defesa Civil do Estado do RJ, coronel Souza Filho, ressaltou: “A Legião da Boa Vontade, historicamente, é uma grande parceira da Defesa Civil, porque visa ao bem comum em suas ações comunitárias, em programas e projetos que desenvolve”.

Diante de depoimentos tão significativos, recordo-me de um aforismo popular que diz ser a LBV um lance de coração.

Oscar do Meio Ambiente
Numa parceria entre a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul e a Associação Rio-grandense de Imprensa, com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, ocorre em 17/12, no tradicional Theatro São Pedro, em Porto Alegre/RS, o IV Prêmio de Responsabilidade Ambiental/RS 2008. Considerado o Oscar do Meio Ambiente, esse troféu é o reconhecimento da atuação do setor empresarial em favor da natureza. Sinto-me honrado em ser um dos agraciados com tamanha distinção. Em entrevista à Super RBV (AM 1.300), o jornalista José Roberto Ramos, presidente do Instituto Borboleta Azul, expressou sua opinião: “Nesse belo trabalho que a LBV faz, a gente sabe dos cuidados com as questões do meio ambiente. Lá, as crianças, os Soldadinhos de Deus, estão aprendendo dia a dia, hora a hora, como se protege o meio ambiente, as nossas águas, os nossos mananciais, como contribuir para que a natureza possa ter no ser humano um apoiador, não um destruidor. Sei que a LBV forma as suas lideranças, todas elas, com essa preocupação. É lição permanente, diária, cotidiana, numa vigília de Paiva Netto, que não descansa, para incutir em seus liderados, nas suas organizações, esse sentido de respeito, de amor às questões ecológicas e de proteção ao meio ambiente e do planeta”.

Grato, José Roberto. De fato, pois a destruição da natureza é a extinção da raça humana.

*José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@uol.com.br — www.boavontade.com

Notícias relacionadas