quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Juntos, somos mais fortes

Promover o desenvolvimento sustentável da região e potencializar o crescimento de setores dinâmicos da nossa economia, unindo os municípios na defesa dos interesses do Noroeste Paulista. Esta é a meta…

Promover o desenvolvimento sustentável da região e potencializar o crescimento de setores dinâmicos da nossa economia, unindo os municípios na defesa dos interesses do Noroeste Paulista. Esta é a meta que propus aos meus colegas de diretoria ao assumir a presidência da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense, que congrega 120 municípios das regiões de Araraquara, Catanduva, Barretos, Rio Preto, Votuporanga e Fernandópolis.

Nossa proposta de Desenvolvimento Regional Sustentável procura ir além dos interesses individuais e rotineiros dos prefeitos. Sabemos que, juntos, somos muito mais fortes e podemos desenvolver políticas macro nas áreas econômica e social, mesmo em tempos de crise. Mas, para isso, estamos apostando na mobilização dos prefeitos. Sem a participação ativa dos colegas administradores os planos da AMA dificilmente sairão ao papel.

A queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), receita que chega a representar 70% da movimentação financeira de pequenos municípios, está aí a desafiar a nossa capacidade de união e articulação. Precisamos resistir, lutar, ou a maioria das nossas prefeituras terá dificuldade de caixa até para honrar os salários dos servidores. Já mostramos coesão e demos um primeiro passo elaborando a Carta de Rio Preto, fruto da união da AMA, da Amop (Associação dos Municípios do Oeste Paulista) e a AMCESP (Associação dos Municípios do Centro do Estado de SP). O documento contém um elenco de reivindicações de interesse dos municípios e terá a adesão de outras entidades municipalistas.

É este o nosso jeito de trabalhar: vamos buscar o fortalecimento da nossa entidade, como legítima representante dos interesses desta importante região do Estado, onde vivem mais de dois milhões de paulistas. Em tempos difíceis, de recursos escassos, é preciso apostar também na criatividade. Por isso, em uma outra frente, estamos buscando parcerias com os setores público e privado. Em breve organizaremos em São José do Rio Preto um seminário de “parcerias e oportunidades”, destinado às prefeituras da região, envolvendo universidades, Sistema S, empresas e bancos estatais, entre outros parceiros.

Neste encontro, prefeitos e seus assessores diretos terão informação privilegiada sobre programas sociais dos governos estadual e federal, e conhecerão novos projetos para favorecer o desenvolvimento regional. A região da Araraquarense é rica em recursos naturais. Sua localização privilegiada, com entroncamentos rodoviários e ferroviários importantes, e seus recursos hídricos abundantes, são fatores positivos na atração de novos investimentos. Vamos brigar para colocar nossa região sempre numa posição de vanguarda.

Todos os prefeitos filiados à nossa entidade estão convidados a participar ativamente da AMA, discutindo problemas, oferecendo sugestões, acompanhando nossas reuniões, e dando suporte para que nossa entidade volte a ser protagonista na luta pelo desenvolvimento regional com mais oportunidades de trabalho e qualidade de vida.

*Maria Ivanete Hernandes Vetorasso Prefeita de Guapiaçu e presidente da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA)

Notícias relacionadas