sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura abre negociações entre geradores de lixo hospitalar e empresas prestadoras de serviços

Aconteceu nesta quarta-feira, 29, na Sala de Imprensa da Prefeitura, a primeira rodada das reuniões com representantes de estabelecimentos geradores de lixo hospitalar. Participaram também a Vigilância Sanitária, Vereadores e…

Aconteceu nesta quarta-feira, 29, na Sala de Imprensa da Prefeitura, a primeira rodada das reuniões com representantes de estabelecimentos geradores de lixo hospitalar. Participaram também a Vigilância Sanitária, Vereadores e os diretores José Poli e José Martins Filho. Durante o encontro a Prefeitura informou que deixará de custear a coleta do lixo hospitalar dos estabelecimentos particulares no município.

A empresa responsável pela coleta dos resíduos é a Ecopav. No contrato, os três primeiros meses a Prefeitura efetuaria o pagamento referente ao que é produzido pela municipalidade e também pelos órgãos particulares de Fernandópolis. Passados os três meses a Prefeitura continuou a pagar, mensalmente a empresa, no que se refere aos serviços particulares.

Mas devido a uma recomendação do Tribunal de Contas e também como consta em lei, como renúncia de receita, a Prefeitura não pode recolher os resíduos e deixar de cobrar pelo serviço. Em virtude disso, o contrato, que venceria nesta quinta-feira, 30, foi prorrogado para mais 30 dias. A intenção é que neste intervalo de tempo aconteça o entendimento entre a escolha da empresa especializada em recolher o lixo hospitalar e o valor cobrado pelo kg dos resíduos.

A resolução 306/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que até junho deste ano todos os estabelecimentos de assistência à saúde tenham plano de gerenciamento de resíduos com tratamento e disposição final adequados a legislação do meio ambiente e da saúde. Ela complementa a resolução 283/2001 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que estabelece a responsabilidade do gerador por todas as fases do processo de gerenciamento do seu lixo.

A próxima reunião será na quarta-feira, 6 de maio, às 19h na Câmara de Fernandópolis com a presença de 2 representantes de cada gerador particular do lixo hospitalar em Fernandópolis, para tratar sobre a tarifa de coleta de lixo hospitalar. O objetivo da reunião é chegar a uma decisão final quanto à contratação da empresa que presta este serviço de seleção, coleta e transporte dos resíduos hospitalares. Sendo assim, além da empresa Mejan Ambiental, terceirizada da Ecopav, outras empresas especializadas participarão da cotação do menor preço, realizada pelos geradores de lixo hospitalar.

Notícias relacionadas