terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Aluno de pedagogia cria site para reforma ortográfica

Buscando transmitir o conhecimento sobre a reforma ortográfica de forma lúdica e divertida, o aluno Leandro Ferreira (5º Período de Pedagogia da Unifev), criou um site com conteúdo pedagógico sobre…

Buscando transmitir o conhecimento sobre a reforma ortográfica de forma lúdica e divertida, o aluno Leandro Ferreira (5º Período de Pedagogia da Unifev), criou um site com conteúdo pedagógico sobre o tema.

“A Reforma Ortográfica é uma das maiores preocupações dos professores hoje, até nós educadores temos algumas dificuldades. Existem poucos materiais didáticos sobre o assunto e então resolvemos criar o site para facilitar o trabalho dos professores de Língua Portuguesa”, explica Leandro Ferreira. No site www.passoapassovotuporanga.com.br/reformaortografica, o internauta acompanha quais foram as mudanças por meio de jogos, vídeos e textos lúdicos de fácil compreensão.

Além de um resumo das alterações (veja quadro em anexo) é possível fazer o download de apostilas (recomendadas pelo MEC) que tratam sobre o tema (muito útil para concursos públicos e vestibulares). Na sessão de vídeos, é possível assistir uma animação feita com os alunos da escola e reportagens de TV explicando as alterações da ortografia. Os jogos são: “Encontre a Palavra”, caça-palavras que utiliza as palavras com a nova grafia; e o “Escreva Legal”, em que o objetivo é escolher a grafia de forma correta com o auxílio de dicas fornecidas pelo programa. “A função principal é apresentar as alterações na grafia das palavras aos alunos.

Para nós, habituados a utilizar a “forma antiga”, a reforma causa desconforto. Mas para as crianças, principalmente aquelas em fase inicial de alfabetização, fica mais fácil aprender a escrever. Nos jogos, o aluno deve preencher uma ficha escrevendo as palavras da maneira correta. Isto fortalece a memória fotográfica e auxilia a familiarização com alterações. No total, o banco de dados dos jogos possui mais de 200 palavras. Procuramos fazer um trabalho bem completo, pois os alunos são bem exigentes. Se o professor, que hoje disputa a atenção do aluno com a televisão, o vídeo-game e a Internet não possuir ferramentas pedagógicas tecnológicas, a aula se tornará monótona e cansativa”.

Notícias relacionadas