sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Rio Preto registra o segundo caso suspeito de gripe suína

A Secretaria de Saúde confirmou nesta quarta-feira o segundo caso suspeito de gripe suína em Rio Preto. O paciente é um homem de 28 anos, que esteve na Itália. Ele…

A Secretaria de Saúde confirmou nesta quarta-feira o segundo caso suspeito de gripe suína em Rio Preto. O paciente é um homem de 28 anos, que esteve na Itália. Ele foi atendido do final de semana no hospital Austa. Ele apresentou tosse e dores no corpo e já está em resguardo domiciliar. A Vigilância Epidemilógica faz o monitoramento diário do paciente.

O primeiro caso suspeito é da empresária Nancy Ferreira Ribeiro Barbosa, 46 anos, que esteve em Costa Rica. Ela também já está em casa e passa bem.

A Secretaria de Saúde anunciou que médicos de Rio Preto receberão capacitação sobre a gripe suína (Influenza A H1N1). A primeira reunião será na noite desta quarta-feira, na Secretaria de Saúde.

A capacitação é a primeira das ações para prevenir e detectar a gripe suína, que tem um caso suspeito em Rio Preto.

“O treinamento já vinha sendo feito para a meningite e vamos incluir a influenza. Todos os médicos podem participar, basta entrar em contato com a secretaria”, explica o secretário de Saúde, José Victor Maniglia.

Para direcionar as ações, também será criado o Comitê Municipal de Enfrentamento da Influenza, cuja primeira reunião será nesta sexta-feira, 8. O comitê será formado por membros das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, atenção básica, unidades de pronto-atendimento e membros dos centros de controle de infecção de todos os hospitais da cidade. “O comitê vai concentrar as ações e garantir que cada um mantenha o controle nas suas dependências. A doença está sob controle”, afirma o secretário.

Notícias relacionadas