domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

ACIF cria Núcleo de Imobiliárias em Fernandópolis

O novo núcleo setorial do Programa Empreender, uma parceria entre ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis), Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e Sebrae-SP (Serviço…

O novo núcleo setorial do Programa Empreender, uma parceria entre ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis), Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) foi fundado no Dia do Corretor de Imóveis (27 de agosto). As empresas participantes realizaram quatro reuniões antes da fundação do núcleo.

Formado inicialmente pelas imobiliárias Lopes Imóveis, Líder Bens, Residência, Kiko Bim, Casa Nova, Nossa Casa, Assis, Fernandópolis, Central de Negócios e Habitação, o objetivo do núcleo é fortalecer o setor imobiliário da cidade, fomentar parcerias e buscar soluções para resolver vários problemas como a falta de união e a concorrência desleal no segmento. Fernandópolis conta com aproximadamente 21 empresas do ramo imobiliário.

“Para o empresário é importante participar do núcleo porque ele segue a metodologia do Programa Empreender da ACIF, que busca incentivar a sustentabilidade no mercado de diversos setores empresariais e contribuir para o desenvolvimento e crescimento das micro e pequenas empresas. Para que isso aconteça, são realizadas reuniões, sob orientação do consultor, desenvolvendo atividades relacionadas ao aprimoramento técnico e gerencial de empresários e colaboradores”, relata Ana Carolina Cestari, consultora do Programa Empreender na ACIF.

De acordo com Neideli de Fátima Bordin, da Imobiliária Líder Bens, o núcleo foi criado para beneficiar a classe e resolver problemas em comum, como assuntos ligados à Prefeitura e ao Poder Judiciário. “Todo o profissional, seja de qual ramo for, precisa desenvolver parcerias para melhorar suas condições de trabalho. É isso que pretendemos com o núcleo”, revela Neideli Bordin, que destaca a idéia de criar um sistema de cadastro entre as imobiliárias do núcleo para disponibilizar informações sobre clientes que já alugaram imóveis e não pagaram.

“Queremos lutar contra a picaretagem e a concorrência desleal dos corretores de rua que não pagam impostos e não são credenciados junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis”, finaliza Bordin.

Para Sinval Ribeiro de Lima, da Imobiliária Residência, essa idéia surgiu em boa hora. “É uma coisa que já deveria ter acontecido há muito tempo. O núcleo vai valorizar a classe e o setor imobiliário, além de beneficiar nossos clientes. Precisamos nos organizar para ganhar mais força nesse mercado competitivo”, destaca Sinval.

A profissão corretor de imóveis surgiu no século XX, quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio dos anúncios em jornal, se tornasse constante, passando a existir como uma forma de profissão. Nessa época, o corretor era conhecido como agente imobiliário. O nascimento da categoria ocorreu na década de 30, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas. Os anos 80 marcaram a solidificação e a organização da profissão do corretor de imóveis em todo o Brasil.

O Programa Empreender da ACIF já conta com outros três núcleos setoriais ativos: o NURA (Núcleo de Reparadores Automotivos), o GETEF (Grupo de Empresas de Tecnologia de Fernandópolis) e o NUMEE (Núcleo das Mulheres Empresárias e Empreendedoras).

Notícias relacionadas