domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

História e Sistemas de Informação da FEF são destaque no Enade

Os cursos de História e de Sistemas de Informação da Fundação Educacional de Fernandópolis se destacaram nos resultados obtidos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2008. Os…

Os cursos de História e de Sistemas de Informação da Fundação Educacional de Fernandópolis se destacaram nos resultados obtidos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2008. Os resultados foram recentemente divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação).

A nota do Enade tanto para História quanto para Sistemas foi 4, onde a máxima obtida poderia ser 5. No caso do curso de História, outro dado chama a atenção: o curso ficou com nota 5, a máxima nota possível, no IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado). Essa nota coloca o curso de História da FEF entre os 16 melhores do país e os três melhores do Estado de São Paulo. O IDD tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes. Entende-se que essas informações são boas aproximações da evolução que os alunos têm entre o ingresso e a conclusão do curso.

Para Rubens Guilhemat, diretor acadêmico da FEF, os resultados agora passam uma grande responsabilidade para a instituição. “Agora temos o compromisso de manter o 4 ou conseguir o 5. E isso é possível porque os resultados obtidos evidenciam os investimentos da Fundação em qualidade de ensino, tanto no que se refere à infraestrutura quanto na escolha do corpo docente”, disse. Guilhemat acrescenta que as notas do Enade 2008 também refletem a preocupação da mantenedora no investimento constante para melhoria da qualidade de ensino. “Vejo que o trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Luiz Vilar e agora a continuidade desse trabalho com o Paulo Nascimento estão dando frutos. E ainda vamos ver a FEF se destacando em muitas outras áreas.”

Paulo Nascimento, presidente da FEF, ressalta o empenho de alunos e professores para a conquista dos ótimos resultados. “De nada adiantaria excelentes salas de aula e laboratórios se a equipe não soubesse utilizá-los para a melhor qualidade de ensino possível e os alunos não usufruíssem de toda essa estrutura. O trabalho dos professores e coordenadores no dia-a-dia, além do empenho dos alunos, mostra que a Fundação é uma instituição completa e de primeira linha.”

No Enade 2005, o curso de História havia obtido a nota 3. Humberto Perinelli Neto, coordenador do curso, disse que o comprometimento dos alunos com a graduação fez toda a diferença para a melhora da nota no Enade 2008. “Houve uma reflexão dos alunos sobre o que significa e qual a importância do Enade. Os professores mestres e doutores contratados pela instituição e que são especialistas na área também ajudaram muito nisso. E todo esse esforço conjunto, além da estrutura oferecida pela FEF, só podia resultar em uma nota excelente como esta”, disse.

No curso de Sistemas de Informação, o coordenador Francisco Sérgio dos Santos comemora o segundo 4 consecutivo no Enade. “Conseguimos manter o 4, mostrando que o curso se renova. Para se manter atualizado, um curso da área de tecnologia precisa de investimentos e renovação constante. E é exatamente assim na FEF. Temos excelentes laboratórios de informática, que são a base estrutural do nosso curso, além de professores de excelência na área. A nota no Enade é apenas uma prova da qualidade do curso. A outra é que nossos alunos têm conseguido empregos em empresas multinacionais como IBM, Microsoft e outras importantes da área de Tecnologia da Informação.”

Dentre os vários cursos da FEF avaliados pelo Enade 2008, vale lembrar que Biologia, Química e Pedagogia também alcançaram bons resultados e obtiveram a nota 3.

Notícias relacionadas