sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Brasil continua líder em reciclagem de latinhas

O Brasil reciclou 91,5% do total de latas de alumínio para bebidas comercializadas no mercado interno em 2008. Segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio – Abal e da Associação…

O Brasil reciclou 91,5% do total de latas de alumínio para bebidas comercializadas no mercado interno em 2008. Segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio – Abal e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade – Abralatas, foram recicladas no ano passado 165,8 mil toneladas de sucata de latas, o que corresponde a 12,3 bilhões de unidades.

Esse resultado mantém o Brasil na liderança mundial, pelo oitavo ano consecutivo. Mesmo com um índice ligeiramente inferior, o volume coletado em 2008 foi 3,2% maior que o registrado em 2007, enquanto as vendas de latas de alumínio para bebidas cresceram 8,8% no mesmo período.

A queda no nível de atividade industrial no último trimestre de 2008 explica a diferença de crescimento entre a venda e a reciclagem de latas. Segmentos importantes consumidores de sucata de latas, como o de fundição, siderurgia e ferroligas, diminuíram drasticamente sua produção e, consequentemente, a compra de matéria prima. Isso fez com que as empresas recicladoras reduzissem suas compras no final do ano, ocasionando um aumento de estoques nos comerciantes de sucata, uma vez que não foi identificada redução na coleta do material.

No ranking mundial de reciclagem de latas de alumínio para bebidas, o Japão, que já foi líder, caiu para o terceiro lugar, sendo ultrapassado pela Argentina.

Notícias relacionadas