domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ações da Saev Ambiental mobilizaram 2,5 mil pessoas

A Saev Ambiental mobilizou mais de 2,5 mil pessoas em diversos eventos realizados no mês de setembro. Os números foram divulgados pela equipe do Departamento de Meio Ambiente, logo após…

A Saev Ambiental mobilizou mais de 2,5 mil pessoas em diversos eventos realizados no mês de setembro. Os números foram divulgados pela equipe do Departamento de Meio Ambiente, logo após o encerramento da Conferência Municipal de Saúde Ambiental, que aconteceu no dia 30 de setembro, no Espaço Unifev, evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Aliás, de acordo com o superintendente da autarquia, Marcelo Marin Zeitune, “quase todas as nossas ações aconteceram em parceria com várias secretarias municipais, empresas, clubes de serviço, voluntários de vários segmentos e alunos da rede municipal de ensino fundamental, o que demonstra a total integração do órgão com a comunidade em que está inserida”.

O engenheiro destaca ainda que os objetivos sempre estiveram voltados à informação e conscientização sobre o papel de cada um na preservação dos recursos naturais em todas as suas formas e como todos podem atuar para multiplicar uma consciência ambiental junto a comunidade.

O primeiro evento foi o Curso de Capacitação em Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, voltado para os profissionais da rede municipal de educação, cujos temas foram lixo, reflorestamento, educação ambiental, arborização urbana, tratamento e uso da água entre outros. No dia 17, o Dia do Meio Ambiente Rural foi comemorado junto aos produtores rurais, profissionais liberais e estudantes, com palestras sobre Legislação Ambiental, Aspectos Técnicos de APP e Reserva Legal, Práticas Conservacionistas de Solo, Plantio e Manutenção de Reflorestamento, Sistemas Agroflorestais e Pagamento de Serviços Ambientais.

Em setembro, a Saev Ambiental também organizou rodadas de plantio de reposição de mudas nativas na área de APP do Córrego Marinheirinho em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo e Lions Clube Brisas Suaves. No total, foram repostas cerca de 400 mudas, sendo que o plantio ainda continua com a equipe do Horto Florestal. Teve ainda, nos dias 12, 19 e 26, o Curso de Introdução em Metodologias de Restauração Florestal, com o engenheiro ambiental Hélcio Fuscaldo falando para profissionais e técnicos, numa parceria com a Searvo.

No dia 24, foi comemorado o Dia da Árvore na feira noturna da Praça São Bento, dentro do projeto Alface e Cultura, da Secretaria da Educação. Da ação, participaram os membros do Projeto Meninos Ecológicos, com doação de mudas para arborização urbana, doadas pela Elektro, além de informações sobre meio ambiente. O evento contou com a parceria da Rede Social, Senac, Policia Ambiental, Centro de Folclore e Cultura, Coopervinte e Mejan Ambiental.

Entre os eventos realizados em setembro, destaque também para a VI Sipat, no período de 21 a 25, com inúmeras palestras no auditório da Unifev.

Notícias relacionadas