sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Serviços Urbanos em Votuporanga: Secretaria aposta na criatividade

Com iniciativa e criatividade, a Secretaria de Serviços Urbanos está conseguindo driblar a falta de recursos, resolvendo vários problemas da comunidade e realizando inúmeras obras. “São ações aparentemente simples, mas…

Com iniciativa e criatividade, a Secretaria de Serviços Urbanos está conseguindo driblar a falta de recursos, resolvendo vários problemas da comunidade e realizando inúmeras obras. “São ações aparentemente simples, mas que economizam recursos municipais e facilitam a vida dos munícipes”, destaca o secretário Waldir Petenucci.
Entre estas ações, ele destaca o serviço executado na avenida Emílio Arroio Hernandes, junto à galeria de água pluvial próxima ao supermercado. “Como a galeria era muito profunda, a boca de lobo acabava sendo usada como depósito de lixo e até animais mortos eram atirados lá dentro, o que causava inúmeros transtornos para a comunidade do entorno”, conta Petenucci. Ele destaca que para resolver o problema, foi construída sobre a galeria uma grande laje, o que acabou até por tornar o lugar muito mais seguro.
Na zona norte, algumas casas foram desapropriadas para as obras de urbanização do chamado vale do Santa Amélia, onde existia uma grande erosão. As novas residências serão erguidas em outra área, na confluência das ruas Renato Fonseca, Irene Galvani Casado e Paulo Moretti. “Neste trecho, com a terra retirada da Renato Fonseca, efetuamos o aterramento e terraplanagem na parte de cima do terreno, nas outras ruas”, explica o secretário.
Ainda na rua Renato Fonseca, a Secretaria de Serviços Urbanos resolveu de vez um problema existente numa galeria pluvial e ainda construiu no local um confortável ponto de ônibus. “No processo de transferência da Secretaria Municipal de Saúde, sobrou um toldo que estava guardado no Almoxarifado e nós, ao efetuarmos o trabalho de reparo e reconstrução da galeria e da boca de lobo, tivemos a ideia de levar o toldo para aquele local e construir ali um ponto de circular, com banco e cobertura, que também serve para os moradores se reunirem à noite e conversarem nas noites de calor”, comemora Waldir.
No bairro Sonho Meu, foi invertida a posição do campo de futebol existente na área de lazer. “Antes, a disposição do campo fazia com que as bolas fossem chutadas para as residências e, com a inversão, isso não mais acontece, o que representou uma solução bem mais barata do que a construção de alambrados ou telas, como normalmente seria feito”, salienta .
Um outro exemplo é a rotatória da avenida José Marão Filho com a Francisco de Villar Horta. “Ali nós fizemos um reforço de concreto armado, com cerca de meio metro de largura, acompanhando todo o desenho da rotatória, o que deverá evitar constantes serviços de reparos, visto que o trafego de veículos pesados no local vivia destruindo a mureta da rotatória”, conclui Waldir Petenucci.

Notícias relacionadas