domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Programas de bolsas e financiamentos facilitam graduação na FEF

Em tempos de vestibular, não são poucos os estudantes que ao mesmo tempo querem ingressar em um curso superior, mas buscam meios de arcar com o custo de uma graduação…

Em tempos de vestibular, não são poucos os estudantes que ao mesmo tempo querem ingressar em um curso superior, mas buscam meios de arcar com o custo de uma graduação em uma instituição de ensino particular. Ciente deste dilema, a FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) buscou parcerias importantes para facilitar a vida de quem quer fazer uma faculdade e está preocupado com as mensalidades.

Um dos programas mais interessantes com os quais a FEF possui convênio é o “Escola da Família”, da Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo. As inscrições para participar do programa estão abertas entre os dias 3 e 10 de cada mês, no site www.escoladafamilia.sp.gov.br. Quem consegue uma vaga neste programa, tem 100% de bolsa até o final da graduação. Na FEF, são cerca de 300 vagas distribuídas em todos os 32 cursos de graduação da instituição. O número de bolsas por curso varia de acordo com a quantidade de alunos e a procura em cada área.

Para participar do “Escola da Família”, o aluno deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior e preencher a ficha de inscrição no site do programa. Depois, deverá procurar a Diretoria Regional de Ensino, que em Fernandópolis fica na rua Amapá, nº 933, munido de toda documentação listada no site. A Diretoria de Ensino fará a seleção e entrará em contato com a faculdade para informar os alunos selecionados.

Depois de conseguir a bolsa, o estudante se torna um educador universitário e precisa cumprir alguns requisitos para manter o benefício. O principal é participar das atividades do programa nos finais de semana, sendo 6 horas de trabalho no sábado e 6 no domingo, em ações junto à comunidade em escolas públicas. Caso tenha mais de três faltas no ano ou ainda reprove na faculdade, o estudante perde o direito à bolsa.

Para Neuclair Felix Nascimento, coordenador do Programa Escola da Família na Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis, em seis anos de atividades em parceria com a FEF o programa rendeu bons frutos. “A participação dos educadores universitários é fundamental para o sucesso do programa. E além de desenvolvimento profissional, os participantes também crescem por meio do contato com a comunidade, trocando experiências. Eles aprendem muito”, conta o coordenador.

Ele lembra que além de Fernandópolis, a Diretoria de Ensino também tem vagas do “Escola da Família” em escolas de mais 14 municípios da região. Logo, o aluno da FEF que vem de fora, também pode concorrer a bolsas e trabalhar na cidade onde mora.
As atividades do programa incluem esportes, artesanato, qualificação profissional e ainda aulas de música e teatro. As ações são elaboradas a partir das características de cada comunidade onde a escola está inserida.

Além do “Escola da Família”, a FEF também possui convênio com o governo federal para bolsas do ProUni e possibilita o financiamento das mensalidades por meio do FIES (Financiamento Estudantil) e crédito educativo pelo Instituto Educar. Mais informações sobre todos estes programas podem ser obtidas pelo telefone (17) 3465 0000.

Notícias relacionadas