segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Final de semana terá festival de capoeira

Grandes mestres da capoeira estarão em Votuporanga neste final de semana, participando de um festival que promete atrair centenas de pessoas. Segundo o Mestre Lousado, do Grupo Alvorada e da…

Grandes mestres da capoeira estarão em Votuporanga neste final de semana, participando de um festival que promete atrair centenas de pessoas. Segundo o Mestre Lousado, do Grupo Alvorada e da Secretaria de Esportes e Lazer, “a intenção é aproveitar a troca de cordas das crianças que frequentam as aulas de capoeira nas escolinhas municipais e no projeto Clube da Turma, para fazer um grande encontro, uma espécie de confraternização e intercâmbio de técnicas e estilos”.

A troca de cordas é o equivalente ao antigo “batizado” e “implica na graduação dos capoeiristas, significando evolução e subida de grau”, explica Lousado, informando que participarão da troca, cerca de 150 crianças votuporanguenses, que terão a oportunidade de interagir com o Mestre Canseira, que virá exclusivamente do Piauí para participar do evento. Canseira, ou Aloísio Nicolau dos Santos, é o fundador do grupo Alvorada, que se ramificou por todo o Brasil e até na Alemanha, onde mantém uma escola, que hoje é comandada pelo Mestre Sorriso.

O Festival começará no sábado, às 9h, com rodas de capoeira na Praça dos Expedicionários, junto ao altar cívico. Às 15h, no Complexo Esportivo Mário Covas, realizar-se-á um workshop de percussão, com aulas de berimbau, atabaque e makulele. O custo das inscrições para a oficina é de R$ 15 por pessoa, mas as vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato com Lousado, pelo telefone (17) 9715-6451, ou na Secretaria de Esportes, pelo telefone (17) 3421-4911.

No domingo, será realizado o “Encontrão”, cuja expectativa é da presença de participantes de São Paulo, Barretos, São José do Rio Preto, Vinhedo, União de Minas e Votuporanga. Lousado disse que, “além de Canseira, estão previstos outros grandes Mestres da capoeira brasileira, como o Tomé e o Mamão”. As rodas serão formadas a partir das 9h, no “Mário Covas”, com entrada gratuita.

Notícias relacionadas