segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

ACIF alerta: registro de débitos no SCPC combate a inadimplência

A ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) lançou uma nota alertando os comerciantes associados fuja do consumidor inadimplente, e recomendou a utilização do SCPC (Serviço Central de Proteção ao…

A ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) lançou uma nota alertando os comerciantes associados fuja do consumidor inadimplente, e recomendou a utilização do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), uma ferramenta para consulta de restrição de crédito e combate à inadimplência.
A associação destacou que tão importante quanto realizar consultas no SCPC, é incluir devedores no serviço para ajudar comerciantes e empresários a identificar maus pagadores, tanto pessoas físicas como também empresas. O cadastro organizado e com o máximo de informações do cliente resulta em consultas rápidas e ágeis, auxiliando na identificação de inadimplentes. Além disso, previne que o associado seja vítima de golpes aplicados no comércio.

De acordo com dados da ACIF, aproximadamente 35% das consultas feitas ao SCPC detectam consumidores inadimplentes, no caso de pessoas físicas. Isso significa que, em média, a cada três consultas, o empresário consegue identificar uma pessoa com restrições de crédito. No caso de pessoas jurídicas, essa porcentagem sobe para 47% dos CNPJs consultados.

Para orientar o associado sobre o funcionamento do SCPC, a ACIF conta com uma equipe especializada e direcionada para dar todo o suporte necessário, por meio de atendimento telefônico ou na sede da associação, além de treinamentos na empresa do associado.

A inclusão de inadimplentes pode ser feita pelo site www.acifnet.com.br, na sede da entidade ou utilizando softwares de automação comercial das empresas parceiras da associação (Orasystems, Ascont, Infosis e Realsystems), que possuem acesso ao SCPC. A inclusão é gratuita, rápida e simples, bastando apenas informar o nome, RG e CPF ou CNPJ e razão social do devedor, o número da nota fiscal, duplicata ou cheque, endereço, cidade, CEP e data de nascimento.

No ato em que a consulta é feita ao SCPC, por telefone ou internet, os dados informados são confrontados com as informações da RENIC (Rede Nacional de Informações Comerciais) que é formada por Bases Centralizadoras Nacionais, entidades parceiras de todo o país, órgãos oficiais como a Receita Federal, as juntas comerciais e o Banco Central, além das informações dos empresários que utilizam o serviço.

Para manter altos índices de detecção, o SCPC conta com a colaboração dos empresários associados, que mantêm atualizado o banco de dados do serviço. O registro correto de débitos é imprescindível para que as consultas posteriores sejam feitas com sucesso.
O SCPC da ACIF é um serviço para consulta não apenas de pessoas físicas, mas também de pessoas jurídicas, ou seja, empresas de qualquer parte do Brasil. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no site www.acifnet.com.br, na sede da ACIF, ou pelo telefone (17) 3465 3555.

Notícias relacionadas