segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Grupo “Primeiros Passos” da FEF inicia atividades de 2010

O GIPP (Grupo Interdisciplinar Primeiros Passos) deu inicio, no dia 18 de março, às atividades do ano. O Grupo, criado em 2008 é um projeto desenvolvido pela Fundação Educacional de…

O GIPP (Grupo Interdisciplinar Primeiros Passos) deu inicio, no dia 18 de março, às atividades do ano. O Grupo, criado em 2008 é um projeto desenvolvido pela Fundação Educacional de Fernandópolis com o intuito de atender e desenvolver atividades com pacientes amputados e com outras deficiências de toda a região.

O projeto foi idealizado e estruturado pelos Professores da FEF, Pablo Carvalho Pires de Almeida (Fisioterapia), Oswaldo Longo Jr. (Psicologia) e Fabíola Regina F. G. de Sousa (Serviço Social). O Grupo conta com o apoio dos cursos de Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Educação Física e Terapia Ocupacional.

Atualmente, o GIPP conta com 18 pacientes amputados, sendo eles dos mais diversos níveis de amputação. Este ano o Grupo expandiu os atendimentos em outros tipos de deficiência, além dos pacientes amputados.

“Dentre as atividades do GIPP, podemos citar as avaliações em aspectos psicossociais relacionados ao estado geral de saúde dos pacientes; monitoramento nutricional; execução de atividades funcionais; qualidade de vida dos pacientes e também identificar as dificuldades na reintegração social dos pacientes amputados compartilhando a tarefa de orientar, compreender e aceitar as mudanças necessárias no seu cotidiano”, cita Fabíola de Sousa, coordenadora do curso de Serviço Social e umas das desenvolvedoras do GIPP.

Segundo a professora, a terapia em grupo é fundamental para que os mesmos possam se interagir e buscar o equilíbrio psico-fisico-social, além de estimular os alunos à conduzir os encontros. “Os pacientes passam por todo um trabalho com a equipe das Clínicas Integradas da FEF, antes de iniciar as atividades no GIPP. Esse processo é importante para que se iniciem as atividades específicas nos encontros para desenvolvimento de estratégias adequadas de enfrentamento das contingências aversivas vivenciadas pelos pacientes.

O GIPP também conta com a parceria do Ministério Público de Fernandópolis, através do promotor de Justiça Denis Henrique Silva, e de empresas privadas.

Para participar do GIPP, os interessados deverão procurar as Clínicas Integradas da Fundação. O Grupo atende sem nenhum custo aos pacientes, assim como todos os atendimentos nas Clínicas.

O atendimento do “GIPP – Grupo Interdisciplinar Primeiros Passos” é realizado todas as quartas-feiras a partir da 13h30 no câmpus I da FEF; para mais informações, entre em contato pelo telefone ( 17 ) 3465-0000.

Notícias relacionadas