terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

FEFtec inicia curso para capacitação de conselheiros tutelares

O primeiro curso de capacitação profissional para conselheiros tutelares da região foi aberto segunda-feira, dia 10, pela FEFtec, a Escola Técnica Profissionalizante da Fundação Educacional de Fernandópolis, com a participação…

O primeiro curso de capacitação profissional para conselheiros tutelares da região foi aberto segunda-feira, dia 10, pela FEFtec, a Escola Técnica Profissionalizante da Fundação Educacional de Fernandópolis, com a participação das cidades de Ouroeste, Meridiano, Macedônia e Pedranópolis.

A solenidade de abertura reuniu o promotor da Infância e Juventude de Fernandópolis, Dênis Henrique Silva, o prefeito em exercício de Macedônia, Sebastião Antonio Vilela, o presidente da FEF, Paulo Nascimento, o coordenador da FEFtec, Nilton Cesar Pezati Bôer, e os conselheiros das cidades que participam do curso.

O curso implantado pela FEFtec é pioneiro e partiu da sugestão do promotor da Infância e Juventude de Fernandópolis, Dênis Henrique Silva. “Ele nos procurou e pediu que a FEF formatasse um curso com o objetivo de aprimorar conhecimentos e habilidades dos conselheiros tutelares para a aplicação da lei de proteção da criança e adolescente”, comentou Nilton Boer.

O projeto apresentado pela FEFtec agradou ao promotor que já tomou a iniciativa de encaminhá-lo para o Ministério Público do Estado de São Paulo, visando irradiar a iniciativa para todos os municípios.

A proposta do curso é oferecer aos conselheiros tutelares a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre como identificar os principais fatores de risco e proteção da criança e adolescente, bem como o desenvolvimento de habilidades necessárias para o exercício adequado das funções, visando à solução imediata de fatos relacionados com a criança e adolescente. Os módulos do curso englobam as áreas de Direito, Nutrição, Psicologia, Saúde Pública e Serviço Social. Os encontros serão semanais, sempre às segundas-feiras, nos meses de maio, junho, agosto e setembro, com um total de 58 horas.

O comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, capitão Wilson Cardoso, que participou do lançamento do curso, elogiou a iniciativa, destacando que a capacitação será um diferencial para os conselheiros tutelares desses municípios. “Nós da Polícia Militar só temos que apoiar esse trabalho”, enalteceu.

De acordo com o promotor Dênis Henrique Silva, o curso representa o primeiro passo para mudança na ação da sociedade e dos poderes públicos no trato da questão da criança e adolescente. “Esse é um problema para ontem, não há tempo a perder”, destacou o promotor ao elogiar a postura dos prefeitos de Ouroeste, Meridiano, Macedônia e Pedranópolis que compreenderam a importância de capacitar os conselheiros tutelares que em alguns casos, estão se preparando para tomar posse e, em outros, caminham para o fim do mandato. “Os conselheiros saem do meio da sociedade e precisam estar capacitados para aplicar a lei na proteção da criança e do adolescente”, enfatizou.

O prefeito em exercício de Macedônia, Sebastião Antonio Vilela, convocou os conselheiros de sua cidade a aproveitarem ao máximo o curso. “Tenho certeza de que muita coisa vai mudar na minha cidade a partir da capacitação dos conselheiros, principalmente na condução e solução dos nossos problemas”, acrescentou.

A confiança atribuída à FEF para montar o projeto e colocar em prática esse curso de capacitação mereceu ênfase do presidente da Instituição, Paulo Nascimento: “Vamos fazer o melhor e esperamos contribuir para melhorar a aplicação da lei de proteção à criança e ao adolescente. A Fundação está à disposição para desenvolver seu papel junto à sociedade”.

Notícias relacionadas