sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Anunciada a instalação de uma Zona de Processamento de Exportação em Fernandópolis

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportações (CZPE) aprovou, hoje (26/5), o envio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva de propostas de criação das Zonas de Processamento…

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportações (CZPE) aprovou, hoje (26/5), o envio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva de propostas de criação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) de Boa Vista (RR), Pecém (CE), Macaíba (RN), Parnaíba (PI), Bataguassu (MS) e Fernandópolis (SP).

O anúncio em Fernandópolis foi feito há poucos minutos pelo prefeito Luiz Vilar e diversas autoridades de todas as esferas do Poder Público Municipal, na sede da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF).

Para o advogado Fausto Pinatto, que estava presente no evento, os trabalhos prestados pelos deputados Julio Semeghini e Devanir Ribeiro renderam frutos. Por meio de aberturas políticas, o anúncio da ZPE foi possível graças a união partidária envolvendo os dois deputados federais. Fausto parabenizou o prefeito Luiz Vilar pela conquista.

Naquele que será um dos maiores investimentos industriais e de tecnológica da região, o anuncio da instalação de uma Zona de Processamento de Exportações vem semanas após o pedido do empresário Carlos Lima no Palácio 22 de Maio, que cobrou mais ações do Executivo, para investimentos no Pólo Logístico.

As propostas ainda serão apreciadas pelo Presidente da República. Se aprovadas por meio de decreto presidencial, terá início o prazo de 90 dias, a partir da publicação no Diário Oficial, para que sejam constituídas as empresas que administrarão as ZPEs. Só depois deste prazo devem começar as obras de infraestrutura.

Aqui
A ZPE ficará a cerca de 560 km da capital. A sub-região integrada por Fernandópolis situa-se a 55 km da divisa com Minas Gerais e a 90 km de Mato Grosso do Sul. A área designada para a ZPE tem 121 hectares e será instalada ao longo do Anel Viário que contorna a cidade e ao longo da Ferrovia Bandeirantes – FERROBAN.

Em relação à localização da ZPE, pode-se afirmar que o sistema de transporte disponível é privilegiado, devido ao fato de sua proximidade com a ferrovia que margeia o parque industrial e, também, do terminal de embarque já existente, que está instalado a aproximadamente 300 metros do portão de entrada projetado para a ZPE. Além da geração de empregos, a criação da ZPE também garantirá benefícios fiscais a empresas interessadas.

O que é um ZPE
As finalidades das ZPEs são: Atrair investimentos estrangeiros; Reduzir desequilíbrios regionais; Fortalecer o Balanço de Pagamentos; Promover a difusão tecnológica; Criar empregos; Promover o desenvolvimento econômico e social do país; Aumentar a competitividade das exportações brasileiras.

Notícias relacionadas