sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Propaganda eleitoral gratuita começa amanhã

A propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual começa amanhã, estendendo-se até o dia 30 de setembro, às…

A propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual começa amanhã, estendendo-se até o dia 30 de setembro, às vésperas do dia 3 de outubro, quando será encerrado o primeiro turno da eleição de 2010.

A propaganda na televisão terá cem minutos, divididos em dois blocos de 50 minutos cada, que serão veiculados de segunda a sábado, das 13h às 13h50min e das 20h30min às 21h20min. O formato é bastante semelhante no rádio. São os mesmos cem minutos divididos em dois blocos de 50 minutos, com veiculação obrigatória de segunda a sábado.

A diferença reside nos horários de apresentação dos programas de rádio: das 7h às 7h50min e das 12h às 12h50min. As propagandas dos postulantes à Presidência e as vagas de deputado federal serão exibidas às terças, quintas e aos sábados. Já para os cargos de governador, senador e deputado estadual, as veiculações irão ocorrer às segundas, quartas e sextas.

O pacote da propaganda eleitoral gratuita também inclui as inserções padronizadas de 30 segundos que serão distribuídas proporcionalmente nos intervalos comerciais do rádio e da televisão. Elas serão apresentadas diariamente, inclusive aos domingos, entre 8h e meia-noite.

Nas propagandas todos os candidatos terão a oportunidade de mostrar as plataformas políticas ao eleitorado.

De acordo com o TSE, os maiores gastos dos presidenciáveis são com propagandas de rádio e TV.

Confira o tempo de propaganda na televisão e no rádio aos candidatos à presidência:

Dilma Rousseff (PT) – 10m38s54.

José Serra (PSDB) – 7min18s54.

Marina Silva (PV) – 1m23s22.

Plínio de Arruda Sampaio (PSol) – 1m1s94.

Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) cada um terá 55s e 56 centésimos.

Notícias relacionadas