sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura estimula a coleta de óleo de cozinha em Valentim Gentil

Você sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado na fritura? Muitas pessoas não sabem como descartar este produto corretamente e acabam prejudicando o meio ambiente ao jogar…

Você sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado na fritura? Muitas pessoas não sabem como descartar este produto corretamente e acabam prejudicando o meio ambiente ao jogar o óleo usado na pia ou até mesmo na terra.

Propondo mudança de hábito e uma alternativa para preservar o ecossistema, a Prefeitura de Valentim Gentil, por meio do Departamento de Meio Ambiente, lança nesta sexta-feira, dia 27, a campanha de reciclagem “Eco Óleo”, na qual a pessoa pode trocar dois litros de óleo usado por um frasco de detergente.

O intuito é transformar o que era poluição em combustível, sendo que o óleo de fritura vai se tornar biodiesel. O recolhimento atende à legislação municipal (Lei nº 1.919).

Para o assessor municipal de Meio Ambiente, Dr. Paiva, a participação da população na campanha é extremamente importante. “A ideia é sensibilizar toda a comunidade e chamar a atenção para a preservação do meio ambiente. Conquistamos no ano passado o título Município/Verde Azul concedido pelo Governo do Estado e queremos este ano repetir esta conquista”, ressalta.

Ponto de coleta!

Após a fritura dos alimentos, armazene o óleo em garrafas pet’s com tampa. Não utilize garrafas de vidro, pois esta pode quebrar, e além de derramar seu conteúdo, provocar acidentes. Na sequencia leve o produto até o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, localizado na rua Benedita Terra Pimentel, nº 6-81 – Centro Comunitário da Penha.

Razões para reciclar o óleo:

Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta fins desastrosos para nosso ecossistema:

– permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações, refluxo de esgoto e até rompimento na rede de coleta;

– o óleo se jogado à pia espalha na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática e impedindo a oxigenação para os peixes;

– fica na terra, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

Notícias relacionadas