A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informa o reajuste de 4,05% na tarifa de água e esgoto, conforme autorização da Agência Reguladora de Saneamento de Energia do Estado (ARSESP).
A nova tarifa passa a valer a partir do próximo sábado, 11. O comunicado de reajuste foi expedido pela Sabesp, ao prefeito Luiz Vilar, no dia 25 de agosto.
O detalhamento da aplicação do reajuste com as tarifas para os serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos está disponível no site oficial da Sabesp, pelo www.sabesp.com.br
Leia algumas dicas de economizar água:
> No banho: se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
> Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
> Na descarga: verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
> Na torneira: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
> Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
> Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez.
> Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
> Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.
> Na limpeza de quintal e calçada use vassoura. Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.