sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Brigadistas participam de palestra de conscientização sobre queimadas

Recentemente foi realizada na Câmara Municipal, em Valentim Gentil, pelo sargento Souza do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, uma palestra aos Brigadistas, com a intenção de capacitar equipes especializadas no…

Recentemente foi realizada na Câmara Municipal, em Valentim Gentil, pelo sargento Souza do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, uma palestra aos Brigadistas, com a intenção de capacitar equipes especializadas no combate de incêndios e esclarecer os tipos de queimadas que ocorrem em diversas áreas.

Segundo assessor municipal de Meio Ambiente, Dr. Paiva, a palestra abordou temas relacionados a queimadas urbanas, queimadas de lixo, poluição do ar, conscientização dos produtores rurais em relação às queimadas provocadas nas pastagens, entre outros assuntos.

Para a criação da Brigada Municipal Anti-Fogo é necessário um kit de equipamentos de combate à proteção individual. “Esse kit será adquirido posteriormente na busca de melhorias prestado pelo município”, destacou Paiva.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo em conjunto com o Corpo de Bombeiros estabeleceu na diretiva “Poluição do Ar”, do Projeto Município Verde/Azul, o critério Brigada Municipal Anti-Fogo.

Os municípios participantes do projeto em questão têm a autonomia para participar ou não da Brigada. Os que optarem pela escolha terão pontuação no projeto.

Brigada Municipal Anti-fogo

A equipe de Brigadistas de Valentim Gentil é formada por 7 servidores públicos de cargos efetivos de diversas áreas e voluntários da sociedade civil, que atuam no combate a incêndios em áreas públicas, industriais, residenciais e áreas verdes, priorizando, principalmente, Áreas de Preservação Permanente (APP).

Segundo o responsável pela Brigada Municipal, Cristian Dionizio de Oliveira, o município possui um caminhão-pipa com capacidade de 7.000 litros de água, em estado regular de conservação, um trator traçado com lamina e tanque de 5.000 litros, além de máquinas como retroescavadeira e pá carregadeira.

“A Prefeitura apoia o Corpo de Bombeiros de Votuporanga no combate aos focos de queimadas e incêndios, preservando a saúde pública e o meio ambiente. Atualmente, o Corpo de Bombeiros não detém de efetivo suficiente para atender as ocorrências em áreas ambientais”, declarou Cristian, que ainda enfatizou: “sem controle, os incêndios podem gerar desastre, inclusive ambiental, já que as condições climáticas são propicias para a propagação do fogo”.

Notícias relacionadas