sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Valentim Gentil quer repetir conquista do selo verde

A cidade de Valentim Gentil quer repetir, pelo segundo ano consecutivo, a conquista do selo verde: um certificado entregue pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, aos municípios paulistas que…

A cidade de Valentim Gentil quer repetir, pelo segundo ano consecutivo, a conquista do selo verde: um certificado entregue pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, aos municípios paulistas que cumprem metas ambientais propostas pelo Projeto Município Verde Azul.

Para pleitear o selo, que concede prioridade na captação de recursos do Estado, o município precisa assegurar participação no referido projeto, mediante a apresentação de um plano de ações, cujo prazo terminou nesta quinta-feira, dia 30.

Em 2009, Valentim participou do Projeto Município Verde Azul e ficou na 12ª posição em um ranking com mais de 500 cidades.

Na ocasião, o município obteve 92,87 pontos de 100 possíveis em uma avaliação que leva em conta o cumprimento de 10 diretrizes ambientais, como eliminação de lixões, tratamento de esgoto, controle do desperdício de água, arborização urbana, entre outras.

Cada uma das 10 diretrizes avaliadas recebe nota de 0 a 10. No geral, os municípios que somarem a partir de 80 pontos recebem um certificado chamado selo verde.

Este certificado concede, entre outros benefícios, prioridade na obtenção de recursos financeiros do Estado para financiar projetos ambientais.

Por meio da conquista do selo verde, no ano passado, Valentim Gentil recebeu uma verba de R$ 250 mil da Secretaria do Meio Ambiente, empregada na aquisição de uma pá carregadeira.

Município Verde Azul

O Município Verde Azul é um projeto do Governo Estadual, criado pela Secretaria de Meio Ambiente, que tem por objetivo a democratização e descentralização das questões ambientais, isto é, repartir com os municípios a responsabilidade de cuidar do meio ambiente.

A adesão dos municípios acontece de forma voluntária por parte da prefeitura da cidade.

A avaliação é feita pela equipe do Projeto (formada por técnicas da Secretaria e da Cetesb) e os resultados são divulgados no fim de cada ano, em dezembro.

Notícias relacionadas