sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura conclui censo arbóreo em Valentim Gentil

A Prefeitura de Valentim Gentil, por intermédio de seu Departamento de Meio Ambiente, promoveu entre os meses de agosto e setembro a contagem de árvores localizadas nos quintais de todas…

A Prefeitura de Valentim Gentil, por intermédio de seu Departamento de Meio Ambiente, promoveu entre os meses de agosto e setembro a contagem de árvores localizadas nos quintais de todas as residências da cidade, com a finalidade de elaborar um plano de gestão de arborização urbana.

O censo arbóreo catalogou 2.697 árvores entre pequenas, médias e grandes com cerca de 216m² de projeção de copas. De acordo com o balanço da engenheira ambiental, Patrícia Luccon, o bairro com maior cobertura foi o Conjunto Habitacional Ulisses Guimarães com 406 árvores. As espécies mais encontradas foram a Jacarandá-Carobinha e Ipê.

“Esse item da arborização urbana é um dos critérios aplicados para avaliação do Projeto Município Verde/Azul, explica Patrícia, que ainda destaca: “com relação ao Índice de Projeção de Copa no Perímetro Urbano, Valentim possui exatamente 98,44m2/hab”, pouco menos do que determina a diretiva do projeto que é de 100m²/hab”.

Plano de Gestão

Os dados do censo serão catalogados num software com informações que ficarão disponíveis para nortear atividades de reflorestamento. Com isso, o Departamento irá propor ações de plantios de forma ordenada, a fim de suprir a falta de árvores em alguns bairros e colaborar com o conforto térmico e o meio ambiente.

Importância

Como explica Patrícia Luccon, a Prefeitura intensificou nos últimos dois anos os trabalhos de reflorestamento e plantio para aumentar a área arborizada do município, com a implantação de projetos de educação ambiental em toda a rede municipal de ensino, como o “Criança Ecológica”.

“Analisando as áreas verdes, tanto públicas como particulares, o município contabilizou 10.676 árvores com 926.082m²”, destaca.

A vegetação urbana contribui para a estabilidade climática, como melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora e visual e, consequentemente, melhoria na saúde da população.

Notícias relacionadas