sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Número de ocorrências registradas é menor no segundo turno das Eleições 2010

Em entrevista coletiva realizada às 14h no Centro de Divulgação das Eleições 2010, os ministros Arnaldo Versiani, Henrique Neves e Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informaram que até…

Em entrevista coletiva realizada às 14h no Centro de Divulgação das Eleições 2010, os ministros Arnaldo Versiani, Henrique Neves e Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informaram que até o momento foram registradas 149 ocorrências no segundo turno das Eleições 2010: 77 com prisão e 72 sem prisão. No primeiro turno, boletim divulgado às 13h25 já registrava 368 ocorrências com prisão. “Essa queda no número de ocorrências deve-se ao menor número de cabos eleitorais e pessoas envolvidas nas eleições, porque são menos candidatos concorrendo”, explicou o ministro Arnaldo Versiani.

Urnas

Já foram substituídas 1.195 urnas eletrônicas no segundo turno das Eleições 2010. Uma única sessão funciona com votação manual, em Sergipe.

Exterior

A votação no exterior já foi concluída em 44 cidades, em um total de 32 países.

Roubo

Os ministros informaram ainda que nesta madrugada o cartório eleitoral da cidade de Goiana, em Pernambuco, foi roubado. Segundo eles, foram levados cerca de R$ 13 mil, destinados a despesas com alimentação dos mesários.

Pesquisa eleitoral

Com relação às pesquisas eleitorais, Vesiani afirmou que a disparidade entre as pesquisas e o resultado das urnas no primeiro turno é positiva. “A maior preocupação é imaginar que a pesquisa possa induzir o voto do eleitor. Se isso não está ocorrendo, acho um bom sinal. Talvez os institutos de pesquisa agora tentem fazer com que os dados fiquem de acordo com a realidade e passarão a ter um maior nível de confiança, que têm perdido nessas últimas eleições”, disse.

Notícias relacionadas