quarta-feira, 25 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Espaços Lúdicos e Brinquedotecas são tema de encontro

O Programa de Desenvolvimento Infantil que está sendo executado em Votuporanga por meio da parceria entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e a Prefeitura consolidou mais uma etapa…

O Programa de Desenvolvimento Infantil que está sendo executado em Votuporanga por meio da parceria entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e a Prefeitura consolidou mais uma etapa na manhã da última sexta-feira, no auditório da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo.

Durante o encontro, a educadora da Fundação Risélia Pinheiro, falou sobre os espaços lúdicos e as brinquedotecas nas instituições e estabelecimentos em geral.

Durante o evento estiveram presentes representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Cidade, Unifev, Cras, APAE, Recanto Tia Marlene e Santa Casa. Segundo Risélia, é muito importante que os trabalhos sejam feitos em parceria e com voluntários.

“Os espaços lúdicos podem ser realizados em diversos locais, como instituições de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e penal. Acredito que todos têm condição de participar, precisam se envolver para que os planos saiam do papel”, ressaltou a educadora.

Para fortalecer ainda mais a importância desses ambientes para as crianças, a educadora passou algumas atividades para os participantes.

No primeiro momento, Risélia pediu para que todos ficassem de pé e fizessem uma grande roda. Depois uma cantiga infantil passou a ser o som do ambiente e todos entraram no clima, dançando, cantando e batendo palma. O intuito era que cada um se sentisse um pouco criança e percebesse a importância do “brincar” na vida dos pequenos.

A educadora acredita que a participação da família no desenvolvimento da criança é de grande valia.

“O brincar pode ajudá-la a ser mais criativa, além de fortalecer vínculos com outras pessoas. A brinquedoteca está perdendo seu conceito, ela não serve para facilitar a vida dos pais e sim é um local onde os filhos podem brincar”, acrescentou a educadora. Os participantes trocaram idéias, sugeriram locais para os espaços e como podem ajudar para que eles se concretizem.

Programa

O Programa de Desenvolvimento Infantil está sendo aplicado em Votuporanga e em outras cinco cidades do Estado de São Paulo que foram selecionadas.

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal investe recursos na cidade para transmitir conhecimentos a profissionais das áreas de educação, assistência social e saúde com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados e o atendimento a crianças que se encontram na fase da primeira infância.

As propostas de intervenção abrangem o pré-natal, parto, puerpério e criança de 0 a 3 anos. Estudiosos afirmam que os cuidados nesta fase exercem impactos significativos na vida adulta.

Notícias relacionadas