sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ecotudo recebe menção honrosa em Feira Internacional

Em reconhecimento à estrutura e objetivos do Ecotudo, a Saev Ambiental recebeu, nesta quarta-feira (10/10), menção honrosa entregue por representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Cempre (Compromisso Empresarial…

Em reconhecimento à estrutura e objetivos do Ecotudo, a Saev Ambiental recebeu, nesta quarta-feira (10/10), menção honrosa entregue por representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem).

A homenagem foi realizada durante a Feira e Seminário Internacional do Meio Ambiente (Fimai), encerrada nesta quinta-feira na Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento reuniu centenas de estudiosos do assunto, do Brasil e do exterior, além de empresas multinacionais, e buscou valorizar iniciativas voltadas para a destinação correta de resíduos sólidos.

Ao lado da representante do Ministério do Meio Ambiente, Fernanda Dalto, o Diretor do Cempre, André Vilhena, fez a entrega da menção ao superintendente da Saev Ambiental, eng. Marcelo Marin Zeitune, ao secretário de Meio Ambiente, geól. Gustavo Gallo Vilela e à coordenadora do Ecotudo, biól. Simone Neiva Rodella.

“Espero que outras prefeituras se inspirem na Prefeitura de Votuporanga porque todas as cidades têm problemas com o descarte de lixo urbano e esta é uma solução realmente muito interessante que a gente espera que seja replicada por todo o país”, destacou Vilhena.

O projeto de Votuporanga foi selecionado, junto com outros dois, entre mais de 40 candidatos do país, para participar do Prêmio Cempre (Compromisso para a Reciclagem Empresarial) e se apresentar durante a Fimai.

Vilhena disse ainda que “o Cempre recebeu inscrições de todos os cantos do Brasil e esperamos que este número cresça ainda mais porque estamos conquistando o despertar para o setor da reciclagem”.

Os três projetos selecionados para o Prêmio Cempre, na categoria inovação tecnológica pessoa jurídica, foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por referências na área técnica, pesquisa, acadêmica e desenvolvimento sustentável, sendo Guilherme Queiroz do Centro de Tecnologia de Embalagens; Maria Luiza Otero, bacharel em química do IPT; Vagner Costa Ribeiro, geógrafo da USP; e Helen Beatriz Pacheco, professora da Universidade Federal do RJ.

O Ecotudo foi apresentado pelo secretário de Meio Ambiente que explicou todo o processo de implantação do projeto, partindo da necessidade de oferecer aos moradores um espaço adequado para o descarte de resíduos domésticos.

“O Ecotudo se diferencia de outros projetos do Brasil porque oferece de forma pioneira atendimento 24 horas, espaço para recebimento de todo tipo de resíduos domésticos e funcionário para orientar o descarte”.

Um vídeo produzido no Ecotudo mostrou aos presentes as formas de organização das baias, a organização e separação do lixo, assim como toda a estrutura e funcionamento do projeto.

O chefe de departamento do meio ambiente Clédio Luiz B. Jatobá, da Prefeitura de Curaça (Bahia) acompanhou a apresentação e procurou a equipe da Saev Amb. para buscar mais informações.

“Nossa cidade tem 34 mil habitantes e estamos estruturando o projeto de coleta seletiva. Ideias como a do Ecotudo nos ajudam a pensar melhor nas soluções práticas para termos sucesso com nossa população”, comentou Jatobá.

Feira Internacional

A Feira e Seminário Internacional do Meio Ambiente (Fimai) é um dos eventos mais respeitados da área de reciclagem e meio ambiente de todo o mundo.

No mesmo auditório em que o projeto de Votuporanga foi homenageado, representantes das empresas Coca-Cola Brasil, Gerdal, Pepsico, Philips, Nestlé e Intel ministraram palestra sobre as ações sustentáveis desenvolvidas por seus grupos com enfoque na reciclagem das embalagens que podem minimizar a degradação do meio ambiente.

Notícias relacionadas