sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Baixo estoque de sangue pode suspender operações eletivas

Com a falta de doadores, os estoques de bolsas de sangue do Hemocentro de Rio Preto estão se esgotando. De acordo com representantes do Hemocentro, o tipo mais utilizado é…

Com a falta de doadores, os estoques de bolsas de sangue do Hemocentro de Rio Preto estão se esgotando.

De acordo com representantes do Hemocentro, o tipo mais utilizado é o O, e na última terça feira, havia apenas uma bolsa no estoque.

Como consequência dessa carência, pode acontecer de nos próximos dias cirurgias eletivas (aquelas que não são urgentes) sejam canceladas no Hospital de Base e nos outros hospitais abastecidos pelo Hemocentro -o estoque está com 45% do total necessário de sangue dos tipos sanguíneos A, B e AB.

Será dado preferência aos pacientes mais graves, que precisam da transfusão com mais urgência.

Além do HB, Ielar e Austa, o Hemocentro de Rio Preto fornecem sangue para hospitais de 43 cidades da região, totalizando seis mil transfusões por mês em média. Para isso, em um período normal, recebe cerca de 90 doações por dia. Em novembro, as doações não têm chegado a 50 por dia.

Para doar, é preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica num período de 24h antes da doação e ter se alimentado – evitar queijos, frituras e comidas gordurosas. O Hemocentro fica na avenida Jamil Feres Kfouri, 80, no São Manoel – próximo ao HB, e funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 15h e de sábados, domingos e feriados das 7 às 13h.

Notícias relacionadas