Agentes da Policia Civil de São José do Rio Preto, localizaram e prenderam o possível mandante do assassinato de José Silas Pereira, 39 anos, e Ubirajara Correa de Andrade, 64, mortos a tiros próximo a escola Joaquim Antonio Pereira no dia 15 de setembro no centro em Fernandópolis.
Agentes da Policia Civil localizaram e detiveram Manoel Braz dos Santos Machado, conhecido como “Mané” em um dos shoppings da cidade.
Com o suspeito sob custódia, a Policia Civil de Fernandópolis, através da DIG – Delegacia de Investigações Gerais – foi avisada, pois havia indícios do envolvimento de “Mané” no crime investigado pela policia fernandopolense.
Desde a prisão da sobrinha do suspeito, as investigações tomaram novos rumos já que houve uma denúncia anônima informando que ela transportava, armas drogas e dinheiro para seu tio, enquanto o mesmo estava foragido.
Um dia antes da execução, os autores do crime testaram a arma disparando várias vezes contra o chão em um rancho próximo ao Rio Grande, município de Mira Estrela.
Os disparos causaram estranheza na vizinhança que avisou a polícia, mas ninguém fez a denúncia formalmente.
Os investigadores da DIG de Fernandópolis foram até o local e conseguiram encontrar uma cápsula de munição nove milímetros, as mesmos características usadas para matar Silas e Bira encontrados no local local do crime.