sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Fernandópolis conquista selo Verde e Azul 2010

Fernandópolis conquistou no dia 17 de dezembro o selo Município Verde e Azul, do Governo do Estado, resultado das ações da Prefeitura de Fernandópolis, através da Diretoria do Meio Ambiente,…

Fernandópolis conquistou no dia 17 de dezembro o selo Município Verde e Azul, do Governo do Estado, resultado das ações da Prefeitura de Fernandópolis, através da Diretoria do Meio Ambiente, onde se destacam o Disque-Árvore, Coleta Seletiva, Ecoponto, Conselho Municipal do Meio Ambiente e reestruturação de leis municipais no que compete a preservação ambiental.

Fernandópolis está entre os 143 municípios do Estado que receberam o certificado do projeto Município Verde Azul e foram reconhecidos pelo exemplo na área ambiental. O número equivale a 22% dos municípios paulistas. Passaram por avaliação 614 dos 645 municípios.

“Investimos muito nas ações do meio ambiente este ano em Fernandópolis. Além de qualificar a equipe, empreendemos ações que transformaram a cidade, desde os canteiros nas principais avenidas à coleta seletiva e o Ecoponto. Estamos trabalhando para ter uma cidade cada vez mais consciente da sua responsabilidade ambiental”, destacou o prefeito Luiz Vilar.

Para obter o certificado, o município apresentou soluções que variam entre o tratamento de esgoto, a redução de lixo, a arborização urbana, a recuperação da mata ciliar e a poluição do ar.

O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado.

Segundo o diretor do Meio Ambiente, Angelo Veiga, com o selo Verde e Azul, Fernandópolis tem vantagens na aquisição de equipamentos para a melhoria da gestão ambiental.

“No ano passado conquistamos um caminhão-pipa para regarmos as plantas que estamos plantando a cada dia. Para 2011 teremos mais investimentos no setor, graças ao selo”, explicou.

A capacitação técnica das lideranças municipais foi essencial para a elaboração do plano de ação municipal, que é um instrumento pelo qual o município faz um diagnóstico da sua situação local, planeja as suas ações ambientais e aponta as dificuldades que a cidade apresenta em atingir as metas relativas às dez diretivas.

“O projeto é um estímulo para que todos os municípios se integrem, como já está acontecendo, numa luta comum, mobilizando a sociedade para que a gente preserve os nossos recursos naturais”, disse o governador Alberto Goldman.

“Tivemos um grande avanço no Estado de São Paulo em todas essas áreas, que são essenciais para que Estado e sociedade se integrem no sentido de preservar a natureza”, completou.

Notícias relacionadas