terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Saúde alerta população sobre cuidados com caramujos

O Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonozes) da Secretaria de Saúde de Votuporanga alerta à população sobre os caramujos africanos, que aparecem com frequência nessa época do ano….

O Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonozes) da Secretaria de Saúde de Votuporanga alerta à população sobre os caramujos africanos, que aparecem com frequência nessa época do ano.

Através de um simples contato, o molusco pode transmitir uma série de doenças para o homem.

De acordo com a responsável pelo setor de Informação, Educação e Comunicação do Secez, Viviane Ferrarezi, o animal é encontrado em hortas, jardins, plantações, pomares e terrenos baldios, por isso é preciso que as pessoas fiquem atentas no que diz respeito à limpeza desses locais.

Estes locais são criadouros da melhor qualidade para estes moluscos, que procuram abrigo nas frestas úmidas e com pouca iluminação e em amontoados de material de descarte (entulho), muitas vezes deixados nos terrenos.

Para capturar os moluscos, a recomendação é de que a pessoa proteja bem as mãos com luva, ou na falta dela com um saco plástico, sem furos.

Os caramujos encontrados devem ser recolhidos e colocados em uma sacola plástica, dentro da qual se pode jogar sal de cozinha ou cal virgem (não esquecendo que a cal é cáustica e deve-se ter o máximo de cuidado com sua manipulação). Depois, basta fechar bem o saco plástico e descartá-lo no lixo.

Mais informações pelo telefone do Secez pelo 3405-9787, ramal 9786.

Notícias relacionadas