sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Servidores da Saev fazem curso sobre captação de água em poço profundo

A exploração de água subterrânea através de poços profundos foi o assunto da capacitação feita na última semana por técnicos da Saev Ambiental na cidade de Lins. O curso oferecido…

A exploração de água subterrânea através de poços profundos foi o assunto da capacitação feita na última semana por técnicos da Saev Ambiental na cidade de Lins.

O curso oferecido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) reuniu estudiosos e profissionais ligados ao abastecimento de água de todo o Brasil.

Votuporanga foi representada pelo chefe de setor da Estação de Tratamento de Esgotos, o químico Antonio Carlos Ferreira, e o engenheiro Urandi Gratão, responsável pela divisão de Operação e Manutenção. “Fomos em busca de novas tecnologias ligadas à manutenção de poços profundos, uma vez que temos uma equipe que atua na operação dos poços da cidade. O conhecimento nos auxilia, por exemplo, em problemas nos equipamentos dos poços como o registrado recentemente na Zona Norte”, explica Gratão.

O curso foi ministrado pelo Geólogo da Sabesp, César Bianchi Neto, que deu orientações sobre os procedimentos mínimos para exploração de água subterrânea através de poços tubulares profundos, levando em consideração as normas técnicas e legislação vigente.

Atualmente, 77% da produção de água da Sabesp é feita através de poços profundos. O químico Antonio Carlos Ferreira explica que, em Votuporanga, 60% da cidade é abastecida com água coletada em dois poços profundos ligados ao Aquifero Guarani, sendo um na Zona Norte e outro na Zona Sul.

A outra parcela, formada por 40% das residências da região central, recebe água da Estação de Tratamento de Água, ligada à represa de captação do Marinheirinho. Simonsen e Vila Carvalho também contam com poços de captação subterrânea, mas de menor profundidade que atinge o Aquífero Bauru.

“O processo de captação de água por poço profundo é recente e, por isso, precisamos dessa atualização constante”, conta Ferreira. A Saev Ambiental é a autarquia responsável pelo sistema de abastecimento de água em Votuporanga, incluindo exploração, tratamento e oferta do produto.

Próximo curso

Nesta sexta-feira, o superintendente da Saev Ambiental, Eng. Marcelo Marin Zeitune, receberá representantes da Abes de Lins que irão propor a realização de um terceiro curso na cidade.

Outros dois já foram realizados no ano passado sobre Tratamento de Água e reuniu profissionais de vários Estados. A intenção é desenvolver um próximo sobre a captação de águas subterrâneas.

Notícias relacionadas