segunda-feira, 23 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Valentim Gentil alerta com casos de conjuntivites

Como a aglomeração de pessoas facilita a transmissão de vírus, foi depois da folia de Carnaval que começaram a surgir bastantes casos de pessoas com conjuntivite – doença que atinge…

Como a aglomeração de pessoas facilita a transmissão de vírus, foi depois da folia de Carnaval que começaram a surgir bastantes casos de pessoas com conjuntivite – doença que atinge a conjuntiva, uma das membranas dos olhos – em Valentim Gentil.

Embora não haja evidência de epidemia, os casos frequentes passaram a ser anotados como forma de acompanhar a evolução da doença na cidade.

Para se ter uma ideia, segundo os dados do Departamento Municipal de Saúde, nas primeiras semanas de 2011 (antes do Carnaval), Valentim Gentil registrou 18 casos de conjuntivite. Após a folia, realizada nos dias 4 a 8 de março, o número de casos aumentou para 45 no Centro de Saúde e no Posto ESF (Estratégia Saúde da Família), responsável em atender a população dos conjuntos habitacionais.

De acordo com a enfermeira, Tatiana de Moraes, responsável pela Vigilância Epidemiológica, os casos aumentaram em virtude da aglomeração de pessoas, fato comum de ocorrer em grandes eventos, como foi o Carnaval. Ultimamente o tempo chuvoso e a falta de cuidado das pessoas com a higiene das mãos também foram fatores que ajudaram a aumentar os casos da doença, tendo em vista que o vírus sobrevive melhor com o clima frio e se transmite a partir do tato. “Aparentemente, é uma conjuntivite viral, que se for tratada adequadamente pode ser curada em cinco dias”, estimou Tatiana

Ainda de acordo com Tatiana, a recomendação é que as pessoas procurem imediatamente um pronto-socorro aos primeiros sintomas da infecção, que são: secreção, ardência, vermelhidão e impressão de haver cisco nos olhos.

Outra orientação é para que seja evitado coçar ou esfregar os olhos e usar maquiagem enquanto perdurar o tratamento. Para evitar o contágio, deve-se lavar bem as mãos e usar álcool em gel periodicamente. É prudente também separar toalhas, roupas de cama e artigos pessoais do infectado. Para a limpeza dos olhos afetados, pode-se usar água mineral gelada e lenços descartáveis.

Características

Conforme explicações do médico Francisco Antonio Sergi Filho, que trabalha no Centro de Saúde de Valentim Gentil, a conjuntivite ocorre com a inflamação da membrana transparente e fina da frente do globo ocular, chamada conjuntiva, e do interior das pálpebras. Em geral, acomete os dois olhos e não costuma deixar sequelas.

Porém, caso não seja devidamente tratada, a doença pode resultar na infecção do interior do globo ocular, que pode até levar à cegueira.

Além dos cuidados higiênicos, o tratamento é à base de colírio, conforme a recomendação médica.

Notícias relacionadas