sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Morador consome água acima do normal

A semana do Dia Mundial da Água nos chama a atenção para a importância da economia deste recurso. Em Votuporanga, no entanto, o gasto de água diário indica que ainda…

A semana do Dia Mundial da Água nos chama a atenção para a importância da economia deste recurso. Em Votuporanga, no entanto, o gasto de água diário indica que ainda falta conscientização dos moradores.

O consumo médio por habitante/dia chega a 250 litros de água, segundo a Saev Ambiental. No Brasil, a média per capita diária varia de 120 a 200 litros por pessoa.

A Organização das Nações Unidas (ONU) preconiza que cada pessoa necessita de 3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene), mas em Votuporanga este número quase duplica, chegando a 7,5 mil litros/mês.

O superintendente da Saev Ambiental, Eng. Marcelo Marin Zeitune, explica que o consumo médio de água por pessoa/dia é obtido dividindo-se o total de água faturada pela autarquia pelo número de habitantes. São 25 milhões de litros de água/dia para atender aproximadamente 90 mil habitantes (incluindo população flutuante).

“Em cidades vizinhas, como Cardoso e Fernandópolis, este consumo é de 180 litros, bem menos que o consumo diário do votuporanguense. Acreditamos que o motivo do uso irracional deve-se ao baixo valor da tarifa de água praticado em Votuporanga. Aqui, cada mil litros de água custam R$ 0,87 (equivalente a uma caixa d´água cheia). Entretanto, mesmo sendo barato, as pessoas precisam usar a água com mais responsabilidade, porque o uso correto não é questão de gastos financeiros, mas sim de necessidade da preservação da água do planeta”, alerta.

Diagnóstico do Brasil
Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar em 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios, considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado nesta terça-feira (22/3) pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.

Números
Em uma casa, com a torneira meio aberta, gasta-se cerca de: 120 litros d’água ao lavar a louça ou tomar uma ducha durante 15 minutos; 12 litros d’água ao escovar os dentes ou fazer a barba durante 5 minutos; 10 litros d’água ao acionar a válvula da descarga durante apenas 6 segundos.

Com uma mangueira, não muito aberta, gasta-se cerca de: 216 litros d’água ao lavar o carro durante 30 minutos (com torneira toda aberta, 600 litros); 279 litros d’água ao varrer a calçada durante 15 minutos.

Uma caixa de descarga acoplada consome de 6,5 a 7 litros de água cada vez que é acionada, enquanto a válvula chega a consumir até 12 litros. Ambas produzem o mesmo resultado e conforto.

A cada copo de água que você toma, são necessários pelo menos outros 2 copos d’água, para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.

Compromisso com o meio ambiente
Uma pessoa precisa apenas de 120 litros de água por dia para hábitos de higiene, limpeza da casa e preparação de alimentos. Gastar mais do que isso é desperdiçar nossos recursos naturais. Veja algumas dicas de como economizar água e dinheiro:

– Use um regador ou esguicho-revólver para molhar os jardins. No verão, regue uma vez por dia, preferencialmente antes das 8 horas da manhã ou depois das 17 horas. No inverno a rega pode ser feita a cada três dias durante o mês, no mesmo horário.

– Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e só aí abra a torneira para molhá-los. Não deixe água correndo enquanto executa alguma tarefa. Ensaboe primeiro, e só depois enxágue.

– Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. Se em sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.

– Tome banhos curtos, fechando as torneiras enquanto se ensaboa. Ao terminar, verifique se elas estão bem fechadas.

– Adote a varrição em todos os locais em que isso for possível. Para limpeza da casa, use pano úmido. Não lave o carro na estiagem.

– Jamais use a mangueira para lavar o carro ou varrer o quintal e a calçada.

– Escove os dentes com a torneira fechada. Abra-a apenas para enxaguar. O mesmo vale para o momento de fazer a barba.

– Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.

– Vaso sanitário não é lixeira. Nele não se deve jogar papel, cotonetes, pontas de cigarro, etc. O mesmo vale para as pias. Não deixe que os restos de comida ou pó de café, por exemplo, escapem pelo ralo.

– Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral. Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em 1 litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.

Notícias relacionadas