segunda-feira, 30 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Diretoria de Ensino de Fernandópolis promove capacitação de merendeiras da rede estadual e municipal

A Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis, por meio do Departamento de Suprimento Escolar (DSE), órgão responsável pelo gerenciamento direto ou indireto do fornecimento de alimentação escolar da rede pública…

A Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis, por meio do Departamento de Suprimento Escolar (DSE), órgão responsável pelo gerenciamento direto ou indireto do fornecimento de alimentação escolar da rede pública estadual, realiza a partir desta terça-feira (12/07) a capacitação de merendeiras da região.

A iniciativa, promovida em parceria com quinze prefeituras da região vai atender as seguintes cidades: Indiaporã, Mira Estrela, Populina, Turmalina, Magda, General Salgado, São João de Iracema, São João das Duas Pontes, Pedranópolis, Macedônia, Estrela D’Oeste, Meridiano, Fernandópolis, Ouroeste e Guarani D’Oeste. O município de Parisi, que faz parte da Diretoria de Ensino de Votuporanga, também vai participar da ação do Programa de Alimentação Escolar.

Cerca de quatrocentos profissionais, entre preparadores de merenda e nutricionistas, serão capacitados durante duas semanas, no período de recesso escolar.

O objetivo é aprimorar a produção e distribuição dos alimentos para os alunos das escolas públicas.

As orientações serão dadas por profissionais do DSE. Além de transmitir informações para os novos merendeiros, será feita uma reciclagem com aqueles que já trabalham na rede há mais tempo.

Os preparadores e nutricionistas serão informados sobre o recebimento dos produtos, armazenamento de alimentos congelados, valores nutricionais, pré-preparo, preparo e distribuição da merenda aos estudantes.

Eles serão orientados também a respeito da formação do cidadão por meio de atitudes como, por exemplo, bons hábitos alimentares e sobre relação interpessoal, visando o bom relacionamento entre funcionários e alunos.

Segundo Andreia Regina Ignacio dos Santos, diretora técnica do setor de nutrição da Secretaria e integrante da equipe que ministrará a capacitação, será dada ainda uma explicação sobre a utilização do balcão térmico, equipamento que mantém os alimentos quentes.

“Ele dá autonomia de escolha para os alunos, que montam o próprio prato. O intuito é que os profissionais auxiliem os estudantes em relação à importância de cada grupo alimentar a ser consumido”, afirma.

Notícias relacionadas