sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

IML confirma erro médico na morte de doadora de medula no Hospital de Base

O Instituto Médico Legal entregou à polícia o laudo que definiu a causa da morte de Luana Neves Ribeiro, a estudante que faria uma doação de medula no Hospital de…

O Instituto Médico Legal entregou à polícia o laudo que definiu a causa da morte de Luana Neves Ribeiro, a estudante que faria uma doação de medula no Hospital de Base de São José do Rio Preto.

O documento aponta que a profissional que iniciou o procedimento errou. O delegado que investiga o caso recebeu o laudo feito pelo IML.

O documento confirma que o primeiro laudo realizado pelo Hospital de Base apontava: a paciente teve sete perfurações na veia após a colocação do catéter, o que provocou uma hemorragia. Luana Neves Ribeiro, de 21 anos, morreu no começo do mês, pouco antes de fazer uma doação de medula que salvaria a vida de uma criança no Rio de Janeiro. Já foram ouvidos pela polícia, o diretor do setor de transplantes do HB, Otávio Ricci, além das médicas Erika Rodrigues Pontes e Flávia Leite Souza Santos, que colocou o catéter na jovem.

Na saída da delegacia, houve confusão e alguns jornalistas foram agredidos. A chefe do Serviço de Verificação de Óbito do Hospital, Janice Silva também prestou depoimento. Era ela quem deveria ter avisado a polícia sobre o procedimento mal sucedido, para que o corpo de Luana fosse encaminhado ao IML, o que não aconteceu logo no início. Durante entrevista coletiva, os diretores do HB afirmaram que estão ajudando nas investigações e que a sindicância interna que apura o caso deve ser concluída até o final deste mês. O Conselho Regional de Medicina também apura as causas da morte da jovem.

Antes de concluir o inquérito, o delegado responsável pelo caso ainda deve ouvir os depoimentos da enfermeira e da auxiliar de enfermagem que atenderam Luana, quando ela procurou socorro no hospital. Somente depois dessas declarações é que a polícia poderá esclarecer a morte que chocou toda a região.

Notícias relacionadas