sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Terapeutas Comunitárias do Caps apresentam trabalhos em Congresso

Entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro, as terapeutas comunitárias do Caps (Centro de Apoio Psicossocial) – Rosângela Milena da Silva e Ieda de Souza Barbella participam…

Entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro, as terapeutas comunitárias do Caps (Centro de Apoio Psicossocial) – Rosângela Milena da Silva e Ieda de Souza Barbella participam do VI Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária Integrativa – uma promoção da Associação Brasileira Integrativa e pelo Polo Formador Roda Viva de Santos – SP. As terapeutas de Votuporanga representarão a Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Caps, apresentando um trabalho com o tema: “Terapia Comunitária Integrativa: Cuida de mim, Cuida do outro, Cuida da Vida”. De acordo com Rosângela, no evento, a unidade de Votuporanga apresenta trabalhos realizados durante as rodas de terapia no Cap’s e também no Consultório Municipal “Gumercindo Hernandes Morales” – no bairro São João. O objetivo é mostrar a finalidade de observar o impacto da aplicação das atividades desenvolvidas junto aos atendidos.

Outro trabalho também será apresentado pela terapeuta sob o tema: “Contribuição da percussão corporal nas rodas de terapia comunitária”. Esse grupo é formado ainda pelos seguintes autores: Ane Carolina, Tânia Salustiano, Wagner Vilela e Vera Lúcia Dorigão.

Durante o evento será divulgado o resultado do trabalho desenvolvido nos grupos de gestantes do Consultório do São João com a aplicação das rodas de terapia comunitária, com o tema: “A terapia comunitária como contribuição para enfrentamento das inquietações das gestantes nos grupos”. Esse segundo trabalho foi desenvolvido por: Rosângela Milena da Silva, Maria Rita Soares Cruz, Ieda de Sousa Barbella e Vera Fugita.

Objetivos

O VI Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária Integrativa tem como objetivos:

– congregar os terapeutas comunitários,

– favorecer um espaço de reflexão, partilha e debate de experiências entre terapeutas comunitários de diferentes contextos – instituições governamentais e não governamentais do cenário nacional e internacional;

– conhecer experiências que estimulem os terapeutas comunitários e avaliarem o impacto da terapia comunitária como instrumento de inclusão social e rede solidária;

– cuidar dos cuidadores;

– ampliar e aprimorar os conhecimentos em redes solidárias.

Terapia no Caps

A terapia comunitária é desenvolvida semanalmente no Caps de Votuporanga, além das rodas de terapia também é realizado o resgate da auto-estima por meio de uma equipe multidisplinar. Esse trabalho vem sendo desenvolvido em algumas Unidades de Saúde do municipio, como no Consultório do São João, em que o resgate da auto-confiança em grupos de gestantes com o apoio da enfermeira responsável Maria Rita.

Terapia Comunitária

A terapia comunitária é um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura-se suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos antepassados indígenas, africanos, orientais e europeus, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um.

Essa metodologia que proporciona o encontro entre pessoas para que conheçam melhor a si e a comunidade em que vivem e juntos busquem alternativas para lidar com os problemas do cotidiano.

Notícias relacionadas