Na próxima terça-feira, dia 13 de setembro, por volta das 11h, o painel do Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) vai mostrar a marca de R$ 1 trilhão de impostos pagos pelos brasileiros desde o dia 1º de janeiro deste ano. Em 2010 esta marca foi alcançada 35 dias mais tarde, no dia 18 de outubro.
A ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) junto com as associações comerciais do Estado de São Paulo vai participar do movimento Hora de Agir para manifestar o apoio contra a atual carga tributária do país. No hotsite da campanha, o contribuinte poderá dar sua opinião ou relatar, em vídeo, suas experiências com os impostos no endereço www.horadeagir.com.br.
No mesmo dia, a ACSP irá elaborar um documento oficial em nome dos empresários paulistas pela aprovação do Projeto de Lei 1472/2007, que ordena a discriminação do valor dos tributos pagos nas notas fiscais. O texto já foi aprovado pelo Senado e agora aguarda votação na Câmara dos Deputados. Como amostra dessa medida, será realizado no Pátio do Colégio, no centro da capital paulista, o “Feirão do Imposto”, onde o público poderá conferir o quanto de tributo está embutido no preço de produtos do dia a dia.
Para Carlos Takeo Sugui, presidente da ACIF, é muito importante a união de toda a classe empresarial neste momento para fortalecer a campanha contra a diminuição da carga tributária. “Desde que instalado, o impostômetro vem cumprindo o seu papel que é despertar os cidadãos, para ter o conhecimento de quanto contribuímos com a receita nos governos federal, estadual e municipal. É lamentável ver que a arrecadação de impostos no Brasil tem aumentado com números expressivos, com marcas alcançadas cada vez maiores em relação aos anos anteriores. Em Fernandópolis, estamos mobilizando os associados para que se juntem a nós nesta campanha”, diz Sugui.
O Impostômetro foi inaugurado em abril de 2005 e está instalado na sede da ACSP, na capital paulista. A ferramenta pode ser acompanhada pelo site www.impostometro.com.br.