domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Vendas informais deixam em alerta o Procon de Fernandópolis

O Procon de Fernandópolis alerta os consumidores sobre a venda informal de produtos. De acordo com o Procon Fernandópolis, embora tais tipos de comércio sejam sazonais o número de reclamações…

O Procon de Fernandópolis alerta os consumidores sobre a venda informal de produtos. De acordo com o Procon Fernandópolis, embora tais tipos de comércio sejam sazonais o número de reclamações vem aumentado e preocupado as autoridades locais.

Muitas vezes as vendas de porta em porta miram os aposentados, pensionistas e pessoas de pouca instrução, que são costumeiramente enganadas ou têm seus dados pessoais adquiridos para práticas ilícitas. A maioria desse tipo de prática leva aos chamados “golpes de praça”.

É importante que o consumidor, assim que abordado por um desses vendedores, observe a procedência da empresa e do produto. Os ambulantes que não fornecem cópia do contrato de compra, nota fiscal, termo de garantia e não fazem troca ou devolução dos produtos, ferindo o Código de Defesa do Consumidor, também são bons motivos para se desconfiar.

É de fundamental importância que o consumidor não entregue números de documentos referentes aos1 seus benefícios, como aposentadoria entre outros.

Segundo o Procon Fernandópolis a prática comum nesses casos, é o parcelamento em diversas vezes de produtos com preços irrisórios, porém, no ato do pagamento o consumidor percebe que os valores são altíssimos e muito superiores ao mercado. Outra prática conhecida é a de venda de assinaturas de revistas ou periódicos.

Pessoas são abordadas na rua por funcionários de uma editora, eles oferecem uma revista como brinde, mas pedem para a pessoa apresentar um cartão de crédito. A surpresa vem depois: a cobrança pela assinatura da revista ou a clonagem dos dados do cartão.

Notícias relacionadas