sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

TSE será comandado por uma mulher pela primeira vez na história

Pela primeira vez na história, o Tribunal Superior Eleitoral será comandado por uma mulher. Cármen Lúcia Antunes Rocha assumiu a presidência do TSE no lugar do ministro Ricardo Lewandowski. A…

Pela primeira vez na história, o Tribunal Superior Eleitoral será comandado por uma mulher.
Cármen Lúcia Antunes Rocha assumiu a presidência do TSE no lugar do ministro Ricardo Lewandowski. A posse foi acompanhada pela presidente Dilma Rousseff. Cármen Lúcia é mineira de Montes Claros. Fez carreira como procuradora de Minas Gerais.
Em 2006 se tornou a segunda mulher a ocupar uma cadeira de ministra do Supremo Tribunal Federal. Professora de direito constitucional, é autora de sete livros jurídicos. Sempre mostrou preocupação em facilitar o acesso dos cidadãos à Justiça.
A ministra Cármen Lúcia será a primeira mulher a presidir o TSE em 80 anos de história do tribunal. Terá pela frente a tarefa de comandar as eleições deste ano nos quase 5,6 mil municípios brasileiros.
“Aceito o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral para o qual fui eleita, e prometo fielmente cumprir os desejos respectivos em harmonia com a Constituição e as leis da República”, declarou a ministra.
Também nesta quarta, o ministro Ricardo Lewandowski encaminhou ofício ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, comunicando sua renúncia ao cargo de ministro do TSE.

Notícias relacionadas