sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Lâmpadas gastonas deixarão de ser fabricadas em 2016

As lâmpadas ovais, baratas na compra, mas que gastam muita energia tem data para a aposentadoria. Dois mil e dezesseis será o último ano de fabricação desse tipo, no Brasil,…

As lâmpadas ovais, baratas na compra, mas que gastam muita energia tem data para a aposentadoria. Dois mil e dezesseis será o último ano de fabricação desse tipo, no Brasil, conforme portaria do Ministério das Minas e Energia.

A lâmpada antiga emite apenas 5 por cento de luz e 95 por cento de calor, por isso precisam de uma quantidade maior de eletricidade para produzir claridade.

No Brasil o modelo econômico, a fluorescente, está demorando a cair no hábito do consumidor. Muitas pessoas acham feio esse tipo de lâmpada, mas as indústrias têm incrementado o desenho e criado novos formatos para ela.

A fluorescente chega a economizar 80 por cento de energia em comparação com a antiga, chamada de incandescente.

A tendência é que logo a fluorescente também seja trocada por um modelo ainda mais econômico, chamado de LED. Ela chega a durar 50 mil horas de utilização, mas custa hoje 70 reais a de 12 watts, que equivale à de 60 watts, no modelo comum.

Esse preço tende a cair quando o LED for popularizado.

Notícias relacionadas