Nesta semana proprietários e trabalhadores rurais de Fernandópolis e região estão mobilizados na participação de curso sobre rédeas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato Rural de Fernandópolis, programado para os dias 15 e 19 de outubro.
O objetivo deste treinamento é fazer com que os trabalhadores e proprietários rurais tenham conhecimento de como lidar com animais dentro da propriedade, de forma prática tranqüila. o curso ainda abordará histórico e vantagens do treinamento em rédeas, os equipamentos utilizados além de exercícios de flexionamento, manobras e correções.
O evento concilia na teoria e na prática de vários exercícios e princípios básicos de equitação, visando um melhor posicionamento do conjunto, cavaleiro e cavalo, assim como o flexionamento do anterior (pescoço e paletas) e posterior (garupa) do eqüino, liberando sua movimentação, preparando-o e condicionando-o para a realização, com maior facilidade, das principais manobras de rédeas (galope em círculos grandes e pequenos, trocas de mão, “spins”, esbarros, recuos e “rollbacks”).Do passo, depois ao trote e finalmente galope, recompensando sempre o animal a cada exercício correto, para que o cavalo aprenda sem sofrer.
“Sabendo o que e como fazer, as pessoas passam a produzir e aproveitar melhor o tempo. Com tal conhecimento o risco de acidentes que diminui significativamente”, citou o coordenador do SENAr de Fernandópolis Nelson Gregorini.
O curso de rédeas do Senar garante certificados no final do treinamento é totalmente gratuito. O curso tem inicio na próxima semana. As matriculas estão abertas e todos os cursos são gratuitos.
A sede do Sindicato que fica na Rua Brasil, Nº. 1683 – Centro. Mais informações também no telefone 3442 2860.